21 de set. de 2011

Capoeiristas recebem Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Serrinha

Na última quinta-feira, 15, o som do Berimbau e o gingado dos Capoeiristas de Serrinha lotaram a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Vereadores. Na semana que o município comemora o Dia da Capoeira (12/09), o vereador Sandro Magalhães (PT) dedicou uma Moção de Aplausos para reconhecer os serviços prestados por este esporte à comunidade e a importância dele como instrumento de resistência cultural.

A Capoeira tem uma expressividade muito forte em Serrinha. O esporte reúne mais de 300 praticantes, distribuídos em sete grupos tradicionais: Kilombo dos Palmares, ACEM, Culturarte, Lendários de Palmares, Shalon, Liberdade Negra e Passos da Vida.

Os Mestres Gival Leite Miranda (Kilombo dos Palmares), Carlos Marques dos Santos (ACEM), Carlos Eduardo da Silva (Culturarte), Diomedes Gomes de Almeida Junior (Lendários de Palmares), José Nilson De Jesus (Shalon), Gidenilson Rosário dos Santos (Liberdade Negra) e Mestre Genivaldo Rosário Silva (Passos da Vida) foram os homenageados da noite.

No discurso de agradecimento, os mestres cobraram mais atenção do poder publico para a Capoeira e acompanharam a história da Capoeira no Brasil e de como ela chegou a Serrinha. O vereador Sandro agradeceu a todos os vereadores por terem aceitado a homenagem e frisou a necessidade de se implantar um fundo de Cultura em Serrinha para que haja a disponibilização de editais municipais que apoiem iniciativas dos grupos de capoeira e acolham, também, outros projetos culturais.

Os homenageados tocaram e entoaram o Hino Brasileiro ao som do berimbau para encerrar a sessão que foi marcada pela emoção e pela riqueza dos traços culturais da nossa gente. Viva a capoeira, viva a cultura, viva aos mestres e seus alunos, viva o povo serrinhense!

Homenagem àqueles que fazem da cultura um instrumento de inclusão social

Leia mais: http://www.onovoacontecer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário