19 de set. de 2011

Serrinha: Cães abandonados vivem soltos na Praça Luiz Nogueira

O aumento da população de cães nas ruas de Serrinha é assustador e parece não ter solução. Eles servem até de “segurança” na vizinhança, pois habituados ao local, se sentem donos do território e passam a fazer parte da rua que o acolheu. O problema é que nem sempre eles encontram alguém que lhe dê comida, um pouco de água ou até mesmo um abrigo. Sem dono, sem teto e sem carinho esses cachorros dormem ao relento e a mercê da própria sorte.

A Associação Protetora dos Animais de Serrinha (APAS) afirma que não é possível contabilizar o número exato de animais perambulando pelas ruas da cidade, mas atesta que é muito grande. Na opinião deles há um número bem maior de cães sem dono a procura de um lar. O serviço de castração em cães e gatos, que deveria ser oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não existe.

A SMS informou que não recolhe animais das ruas, salvo a comprovação de alguma doença que coloque em risco à saúde pública e o único serviço oferecido regularmente é a vacinação contra raiva.

A instituição cuidadora de cães de rua, além de criticar a falta de empenho da Administração do Município exige a oferta gratuita de castração, além da realização de campanhas de incentivo à população sensibilizando-as a não abandonarem seus cães.

Segundo Carime Cabral, presidente da APAS, cerca de 60 animais, 30 gatos e 30 cachorros, estão sob a responsabilidade da associação em dois abrigos improvisados temporariamente. “Nós colocamos os animais com problemas de saúde em duas casas emprestadas. Qualquer hora os donos podem pedir o imóvel e nós ficaremos sem condições de abrigar os bichos”, disse Carime.

A Associação Protetora dos Animais foi fundada há quatro anos e é mantida com a ajuda de voluntários. “Nós não recebemos nenhuma ajuda do poder público. Tudo que arrecadamos é fruto da solidariedade dos nossos voluntários”, afirmou Carime.

Para a comerciária Cleide Barroso da Silva, há um descaso da administração da cidade. “O Município não colabora com as associações que cuidam dos animais. Dá dó passar e ver os bichos nos lixões. O Município tem que fazer campanhas educativas de guarda responsável que oriente a população a vacinar e alimentar seus cães”, ressalta a comerciária.

Conforme Carime Cabral, outro detalhe de extrema importância que deveria ser colocado em prática seria o sistema de registro e identificação dos animais, pois com esse serviço, facilitaria localizar o dono que o abandonou e dessa forma cobrar do mesmo, responsabilidade. “Abandonar um animal na rua entregue a sorte, não é diferente de abandonar uma criança. Está previsto em lei, é crime deixar um cachorro na rua”, lembrou Antoine Batista de Jesus, vendedor ambulante.

9 comentários:

  1. da veneno com carne pra eles e pronto cabou o pobrema ......ha isso é desumano ......entao bote eles na sua casa e de cumida....pronto cumigo é assim..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,''da veneno com carne pra eles e pronto cabou o pobrema''.Sinceramente,tá cade vez pior o censo de humanidade neste país,temos que nos sensibilizar e ajudar os animais.

      Excluir
  2. Geila Carla,

    Querida Luciana...Se você quiser se deliciar com este aperitivo fique a vontade pois pessoas com tanta maldade como você, não farão falta nenhuma neste mundo, animais assim como as pessoas precisam de respeito e serem bem tratados, ah! se você não gostou da ideia, não se preocupa, pois quem semeia maldade colhe, seja com uma doença incurável ou algum sofrimento ue faça você lembrar que Deus ama a todos sem distinção sejam animais indefesos ou pessoas ruins como você. Grande abraço e que Deus tenha pena da sua alma. Louvável a atitude da APAS acompanho o trabalho, tenho cães adotados e quem ainda não tem não sabe a felicidade que está perdendo, parabéns Clériston pela matéria e que os poderes públicos lembrem que são racionais e abracem esta causa, animal não vota, mas pode acontecer algum problema de saúde pública e consequentemente prejudicar os eleitores. Beijos, acessem: www.clikrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de poder tá ajudando a APAS, tenho dois cães e eles hoje são minha vida, meus amores, minha companhia, meu tudo... Em relaçao a Luciana, prefiro nem comentar sobre o que essa "infeliz" pessoa escreveu ai em cima, acredito que ela realmente não sabe o que é amor... MAL AMADA!!!
    Por favor se vcs tem contato da APAS gostaria de ajudar. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. ESSE POVO QUE DIZ ASSIM HA EU QUERIA TER AJUDADO HA EU QUERIA TER TEMPO PRA AJUDAR ISSO É TUDO BALELA RAPAIZ NA HORA H DE SE APROXIMAR CAEM TUDO FORA ESSA CLIK ROSA MESMO AI DIZ QUE SO OS RUINS COMO EU IRÃO PRIMEIRO FICAI AVAI TUDO MORRER LOGO GENTE BOA GENTE RUIM VAI TUDO PRA DIBAIXO DO CHÃO FICA AI ATRAS DE ALMA IR PRO CEU OU A MINHA IR PRU INFERNO ESSE NEGOÇO DE ALMA NUN IXISTE E NUNCA IXISTIU É MORREU E PRONTO CABOU............KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hã?Desculpa,não entendi o que você quis dizer...Acho que é por que tem muitos erros ortográficos e crueldade aí no meio =/

      Excluir
  5. O POVO É O CÃO.........KKKKKKKKKK DETONOU A MININA AI DE CIMA ................QUERO VER SE TEM CORAGEM PRA FALAR NA CARA DA MININA AI DE FRENTE.......FALA NADA......KKKKKKKKK.....NUN FAIZ QUI NEN EU SOU PULIÇA E QUANDO VEJO UNS CACHORRO DEÇES AI SOLTO PICO LI FOGO............KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Luciana e Alberto antes de mais nada, procurem voltar a escola e aprender a escrever... nunca vi tanto erro ortográfico, é até difícil para entendermos o que vocês gostariam de expressar com essas palavras.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plemanente,esse povo sem atitude.Melhor nem discutir.

      Excluir