16 de mai. de 2019

Homem morre com H1N1 e três idosas com H3N2 em Salvador; estado tem seis mortes por influenza A

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um homem diagnosticado com H1N1 e três idosas com diagnóstico positivo para H3N2 morreram, na primeira quinzena deste mês, em Salvador, segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (16). As vítimas tinham 55, 73, 81 e 97 anos. De acordo com a SMS, nenhuma delas havia sido vacinada contra a doença durante a campanha de imunização deste ano. Com os casos, sobe para seis o número de mortes por conta do vírus Influenza A no estado.

Os seis casos ocorreram em Salvador. Assim como o homem de 55 anos, as duas primeiras vítimas também foram diagnosticadas com H1N1. Uma delas foi um garoto de 3 anos e a outra um menino de 10. Iniciada em 10 de abril, a estratégia imunizou até o momento cerca de 396 mil pessoas, número que corresponde a 58% do total da população alvo, segundo a SMS.

Aproximadamente 174 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde e professores do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas, além de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas residentes na capital baiana ainda não procuraram os postos de saúde da rede municipal para receber a dose da vacina até então.

A meta da gestão é proteger pelo menos 90% da população elegível residente no município. No sábado (18), das 8h às 17h, ocorrerá um novo Dia D de vacinação contra gripe na capital baiana. A primeira ação foi nacional e aconteceu no dia 4.

Nesta nova campanha, 189 pontos de imunização entre postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas como shoppings, supermercados, creches, associações, igrejas e estações de transbordo estarão disponíveis para imunizar os grupos prioritários

Nenhum comentário:

Postar um comentário