1 de abr. de 2018

Alex da Piatã quer obrigatoriedade de suporte em ônibus intermunicipais para transporte de bicicletas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Através de um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) quer a obrigatoriedade de suporte para a colocação e transporte de bicicletas em ônibus intermunicipais no Estado da Bahia. A medida visa beneficiar o cidadão que possui o veículo, mas, por não possuir carro particular, tem dificuldade de desloca-lo de um canto a outro.

De acordo com o texto da matéria, o suporte, instalado na parte dianteira, deverá conter espaço para, no mínimo, três bicicletas, devendo ser dotado de mecanismo de travamento acionado pelo motorista.

As despesas de instalação ficarão a cargo das empresas, cuja regulação e fiscalização para aplicação da lei, caso venha ser aprovada e sancionada, será de responsabilidade do governo do Estado. A infração a legislação pode acarretar ao responsável infrator uma multa no valor de R$ 600,00 dobrada em caso de reincidência.

De acordo com Alex, em sua justificativa, a lei visa atualizar o direito do usuário de usufruir do transporte público com o direito de integração dos meios de locomoção.

“A iniciativa é voltada para o futuro das grandes cidades e tem como objetivo principal combinar bicicletas e transporte público. Com a adoção do suporte para bicicletas, o usuário pode fazer um trecho com a bicicleta e utilizar o ônibus na maior parte do trajeto, ou vice-versa. Nesta senda, se incentiva o uso de meios alternativos de transporte, contribuindo de maneira eficaz para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem como para uma melhoria da mobilidade urbana”, salientou.

O pessedista também ressaltou que se trata de uma tendência mundial. “Londres foi uma das primeiras cidades a instalar suportes para bicicleta, sendo que as primeiras experiências foram incorporadas aos ônibus vermelhos de dois andares, com sucesso. Nos Estados Unidos, o suporte é conhecido como “Bike Rack”, sendo amplamente utilizado em locais como Miami e Los Angeles”, disse.

Um comentário:

  1. Tem muitas outras coisas mais importantes pra ser colocada em pratica Deputado Alex...como por exemplo, melhorar a questão da Regulação na saúde publica. As bicicletas como assunto é uma piada né?

    ResponderExcluir