16 de abr. de 2018

Número de mortes por H1N1 na Bahia sobe para 11; casos confirmados chegam a 49

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Subiu para 11 o número de mortes em decorrência da gripe H1N1 no estado da Bahia em 2018, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Do total de óbitos, oito foram em Salvador. Em toda a Bahia, já são 49 casos confirmados da gripe H1N1. Na capital, foram confirmados somente este ano 36 casos. O número de mortes quase triplicou com relação ao divulgado no último boletim da Secretaria -- o último balanço, com dados coletados até o dia 7 de abril, apontava 4 mortes pela doença em todo o estado.

Uma das vítimas foi um idoso de 61 anos, que morreu com a gripe na cidade de Serrinha, a cerca de 175 km de Salvador. A morte ocorreu no dia 11 de abril e o resultado do exame que acusou H1N1 saiu na sexta-feira (13). Outra morte confirmada por H1N1 foi a de um bebê de um ano, no dia 10 de abril, em Feira de Santana. A criança era da cidade de Saúde, na região de Jacobina, e estava internada no Hospital Estadual da Criança (HEC).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril. Em Serrinha, a meta é vacinar 90% do público alvo, formado por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário