19 de abr. de 2018

Encontro em Capim Grosso reúne cooperativas e empresários que trabalham com licuri

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Com o objetivo de apoiar e desenvolver cada vez mais as cadeias produtivas de todos os Territórios de Identidade do estado, a equipe da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem realizado reuniões com cooperativas e associações de todo estado para divulgar o edital Alianças Produtivas Territoriais, do projeto Bahia Produtiva.

Nesta quinta-feira (18), o órgão promoveu um encontro no município de Capim Grosso, no centro norte da Bahia, com lideranças comunitárias e empresários da região que trabalham com a cadeia produtiva do licuri. "O diferencial desse edital é que ele pretende organizar uma rede de associações e cooperativas formando uma aliança com foco no mercado", explicou o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

O edital Alianças Produtivas Territoriais está com inscrição aberta até 4 de maio. Ele vai investir R$ 60 milhões para que associações e cooperativas da agricultura familiar baiana estabeleçam relação comercial com o setor privado. "A ideia [da reunião] foi discutir políticas públicas com foco no Alianças Produtivas para que todos tenham informações consolidadas", afirmou o representante da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes).

O representante da Lipe Indústria de Sabões e Velas, de Miguel Calmon, Felipe Saraiva, informou que compra anualmente 200 toneladas de licuri. "Produzo sabão, óleo comestível e cosmético. O Alianças Produtivas é uma parceria que eu tenho interesse e que vai fortalecer os dois lados".

O debate possibilitou que os agricultores pudessem tirar dúvidas acerca do edital e, assim, formular melhor suas propostas: "Tivemos aqui a oportunidade de ouvir os empresários e quais são suas principais demandas. Com essa parceria teremos uma base e uma segurança de que o agricultor terá um ganho", acrescentou Wilson Dias.

Estiveram presentes lideranças dos municípios de Várzea da Roça, Caldeirão Grande, Serrolândia, Queimadas, Cansanção, Quixabeira, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores de Capim Grosso, dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs) Piemonte Norte do Itapicuru e Bacia do Jacuípe, e o superintendente de Agricultura Familiar/SDR, Marcelo Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário