21 de abr. de 2018

Energia fica 17,22% mais a cara a partir deste domingo (22)

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Começa a valer a partir deste domingo (22) o reajuste de até 17,22% nas tarifas da Coelba para consumidores residenciais. O aumento foi aprovado na terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para consumidores conectados à alta tensão (indústria), o aumento será de 16,17%. A Coelba pertence ao grupo Neoenergia e atende a 5,9 milhões de unidades consumidoras em 415 dos 417 municípios da Bahia.

De acordo com a Coelba, este ano a empresa passou pela quarta Revisão Tarifária, processo realizado periodicamente pela Aneel em todas as distribuidoras de energia elétrica do país. No caso da Bahia, a Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessão, estabelecido entre a Coelba e a União.

No processo, o valor da tarifa pode ser alterado para mais ou para menos, dependendo das mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, e do estímulo à eficiência e ao equilíbrio tarifário, entre outros aspectos, como, por exemplo, o volume de investimentos realizados pela concessionária.

Para reduzir a conta - Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência). Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo Procel de eficiência energética. Isso irá ajudar na economia de energia e consequente redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora. Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se a pausa entre o uso for longa, superior a uma hora, por exemplo, o ideal é desligar o equipamento. Se der, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

Fique de olho no carregador de celular. Não deixe na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.

Aproveite a luz do sol. Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a iluminação natural ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes naturalmente já iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

Evite usar a função stand-by (espera) dos aparelhos. Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em ‘stand-by’. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Nesse caso, a comodidade não compensa o desperdício.

Escolha lâmpadas LED, mesmo que sejam mais caras, pois a economia de longo prazo compensa os custos iniciais, já que elas duram mais. Dê preferência a esse tipo de lâmpada especialmente na cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de 4 horas por dia.

Utilize a função “timer” dos televisores. O aparelho é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos, e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

Estabilize a temperatura do ar-condicionado. Para economizar energia, não é preciso sofrer com o calor e desligar o condicionador de ar. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor da conta. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário