25 de abr. de 2018

MP recebe denúncias de fraude em concurso da Polícia Civil

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recebeu denúncias de fraudes que teriam ocorrido durante a realização do concurso da Polícia Civil, no último domingo (22). A Promotoria disse que o processo ainda será sorteado e que não poderia dar mais detalhes no momento.

Desde o fim de semana, circulam nas redes sociais mensagens apontando que algumas pessoas teriam tido acesso ao gabarito da prova antes do certame. O MP-BA confirmou que recebeu mais de uma reclamação de candidatos.

Em nota, a Secretaria da Administração (Saeb) disse que a Fundação Vunesp, organizadora do concurso da Polícia Civil, enviou comunicado ao órgão afirmando que “a aplicação das provas transcorreu dentro da normalidade esperada e sem intercorrências que comprometessem a lisura do certame”.

Porém, diz a Saeb ainda no comunicado, a Vunesp irá tomar “todas as providências para garantir a lisura do concurso e cumprir à risca o que está previsto em edital”. A Secretaria afirmou que está acompanhando o trabalho da Fundação, “em compromisso e respeito a todos os candidatos do concurso”.

As provas da primeira fase do certame foram realizadas no último domingo (22). Foram mais de mil vagas ofertadas sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. A remuneração inicial para os delegados de polícia é de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85. A validade do concurso é de dois anos.

A seleção é composta por sete etapas: prova objetiva; prova discursiva; exame biomédico; teste de aptidão física; exame psicotécnico; prova de títulos (única etapa só classificatória); e investigação social e de conduta pessoal. No domingo, ocorreu a primeira etapa, as provas discursiva e objetiva.

Foram mais de 48 mil inscritos concorrendo às vagas do concurso da Polícia Civil, mas l, 10.444 não compareceram. O percentual de abstenções foi de 21,78%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário