28 de jun. de 2016

Euclides da Cunha recebe unidade do Ifba, cisternas e viaturas

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Os baianos do nordeste do estado já podem concorrer às 1,5 mil vagas da nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), inaugurada em Euclides da Cunha, nesta terça-feira (28), com a presença do governador Rui Costa. Ainda foram entregues na ocasião uma quadra poliesportiva construída no Bairro América, 250 cisternas de consumo, por meio do Programa de Universalização do Acesso à Água, e cinco viaturas também para os municípios de Antas, Novo Triunfo, Cícero Dantas e Fátima. Segundo Rui, até o dia 30 de julho, toda a frota da Polícia Militar será renovada.

Sobre o Ifba, o governador destacou que já são 35 unidades, em Salvador e outros municípios da região metropolitana e interior do estado. “Quero conclamar os prefeitos da região, pois esta unidade não é para atender apenas Euclides da Cunha”, afirmou. De acordo com Rui Costa, este conceito de regionalização, principalmente nas áreas de educação e saúde, é aplicado nos países mais ricos e desenvolvidos da Europa, como a Alemanha, um dos que ele visitou. “Com isso, podemos garantir alta qualidade e alta performance, sem desperdiçar recursos com uma unidade com estrutura deste tamanho em cada cidade”.

De acordo como reitor do Ifba, Renato Anunciação, 70% dos alunos da instituição têm renda familiar menor que meio salário mínimo. “Precisamos dar alimentação, transporte, fardamento, óculos, e cada unidade nossa conta com pedagogo, assistente social, médico e nutricionista. Alguns alunos selecionados pelo nosso programa também recebem uma bolsa de meio salário mínimo. Este é um processo de revolução na educação deste país. Nós últimos dez anos, nós multiplicamos por mais de cinco vezes o número de escolas e o número de alunos matriculados nos Institutos Federais do Brasil”. Segundo ele, 4 mil alunos estavam matriculados nas unidades do estado, hoje são 30 mil.

Ainda em Euclides da Cunha, foram assinados dois editais do programa Bahia Produtiva, para ações nas áreas de ovinocaprinocultura e socioambiental. Na ocasião, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) foi autorizada a firmar convênios com oito associações, que totalizam R$ 965 mil, para apoiar a estruturação da agricultura.

“Nós temos apostado na agricultura porque a Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do País. São 700 mil famílias e cerca de três milhões de baianos. Por isso, estamos apoiando a mecanização, a titulação e distribuição de títulos, a garantia hídrica para consumo e produção e a assistência técnica”, destacou Rui.

Governador Rui Costa entrega cisternas no município de Euclides da Cunha

Rui Costa entrega viaturas para renovação da frota da PM no município de Euclides da Cunha
Rui Costa entrega viaturas para renovação da frota da PM no município de Euclides da Cunha
Governador Rui Costa inaugura o IFBA no município de Euclides da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário