24 de ago. de 2016

INSS inicia pagamento da 1° parcela do 13° na quinta-feira (25)

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a pagar a primeira parte do 13º salário de aposentados e pensionistas a partir de quinta-feira (25). O pagamento acontece em duas parcelas, a próxima será a partir de novembro. Na Bahia, a Previdência Social vai pagar R$ 1 bilhão na primeira parcela da gratificação, distribuído entre 1,9 milhão de beneficiários.

No país, a antecipação da gratificação custará à previdência R$ 18,2 bilhões. Segundo o INSS, do total de aposentados e pensionistas, as cidades baianas que concentram a maior parte são Salvador (412.145), Juazeiro (369.578) e Feira de Santana (330.932).

Conforme o instituto, os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando o dígito, terão o pagamento liberado a partir de quinta-feira. Já os segurados que recebem acima do salário mínimo terão os benefícios creditados a partir do dia 1º de setembro. O pagamento da folha de agosto e a antecipação do 13º serão depositados até o dia 8 de setembro. O extrato de pagamento dos benefícios pode ser visto no site da Previdência Social, assim como o calendário de pagamento do 13° salário.

Terão direito ao 13º aqueles que, durante o ano, receberam benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Nos casos de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao abono anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário