8 de mar. de 2015

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência será lançado nesta terça (10) em Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

A Polícia Militar desenvolve, a partir desta terça-feira (10), na rede de ensino de Serrinha, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. O programa será apresentado na sede da 2ª Companhia de Polícia Cidadã, na Praça Morena Bela.

Nesta primeira etapa, o projeto será desenvolvido em oito escolas e capacitará aproximadamente duzentos alunos da rede municipal de ensino de Serrinha.

As escolas participantes serão as seguintes: Escola municipal Dalva Negreiros, Escola municipal Graciliano de Freitas, Escola municipal João Barbosa de Oliveira, Escola municipal José Ramos de Menezes, Escola municipal Carlos de Freitas Mota, Escola municipal Sofia Kateb, Escola municipal Monsenhor Demócrito e Escola municipal João Trindade.

Segundo o Capitão Araújo, comandante da 2ª CIA e coordenador do programa em Serrinha, o Proerd é direcionado para crianças e adolescentes do 5º ano do ensino fundamental e visa estabelecer relações positivas entre alunos, policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar para discutir questões voltadas à prevenção ao uso de drogas e redução da violência entre crianças e adolescentes. "Os alunos aprendem a incrementar a autoestima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania", diz.

De acordo com a metodologia do curso, o policial deve comparecer fardado à escola uma vez por semana, acompanhado do professor da turma. Cada encontro com os estudantes tem uma hora de duração. Todo o material apresentado foi copilado numa cartilha em 17 lições de 60 minutos para distribuição entre os alunos.

O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e a violência do mundo.

No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário