26 de jan. de 2013

Defesa Civil monitora 13 municípios baianos por conta das chuvas

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Treze municípios de diversas regiões da Bahia acionaram a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) por conta dos estragos causados pelas chuvas desde o final de semana passado. Outros sete tiveram problemas, mas não entraram em contrato com o órgão: Saúde, Brumado, Itabuna, Jacobina, Milagres e Carinhanha.

A Defesa Civil ainda não possui o número total de pessoas afetadas nem o balanço dos prejuízos. Técnicos estão realizando visitas em alguns municípios para dar orientação sobre a correta elaboração da documentação para decretar situação de emergência e também para verificar e avaliar o impacto. Na última segunda (21), o prefeito Nixon Duarte (PMBD), da cidade de Iaçu, a 241 km de Serrinha, decretou estado de calamidade pública.

A chuva deixou um rastro de destruição por onde passou - o nível de riachos que cortam a cidade e do rio Paraguaçu subiu. Vinte casas sofreram desabamento e outras trinta foram interditadas. Além disso, 15 km dos trilhos da ferrovia Centro Atlântica foram danificados pela enxurrada.

A Cordec aponta o crescimento urbano desordenado dos municípios como um dos motivos dos transtornos em épocas de chuvas, gerando problemas como enchentes, desmoronamentos, alagamentos, entre outros danos que podem causar fatalidades.

Veja abaixo a lista de municípios que acionaram a Defesa Civil: 

Iaçú
Utinga
Wenceslau Guimarães
Jaguaquara
Ipiaú
Itaberaba - teve chuva de granizo
Jequié
Tancredo Neves
Ibiquera Ibirataia
Riachão do Jacuípe
Itaquara
Caldeirão Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário