21 de jan. de 2013

Após forte chuva, prefeitura de Iaçu decreta estado de calamidade pública

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Depois de um período de seca, a cidade de Iaçu, a 241 km de Serrinha, voltou a sofrer, desta vez com as fortes chuvas que atingiram a cidade no domingo (20). Nesta segunda-feira (21), o prefeito Nixon Duarte (PMBD) decretou estado de calamidade pública.

A chuva caiu por apenas 2 horas na cidade, mas gerou uma enxurrada muito forte que deixou um rastro de destruição por onde passou - o nível de riachos que cortam a cidade e do rio Paraguaçu subiu. Vinte casas sofreram desabamento e outras trinta foram interditadas pela Defesa Civil. Além disso, 15 km dos trilhos da ferrovia Centro Atlântica foram danificados pela enxurrada. O trem não está passando - ele é usado especialmente para transporte de minério até o Porto de Aratu. Pelo menos 100 pessoas estão desabrigadas e são mantidas no ginásio de esportes do município, também sofrendo com pequenos alagamentos.

"Nós entramos com decreto agora emergencial, nós estamos tomando todas as providências cabíveis, a prefeitura tá em campo, limpando, cadastrando as famílias, vamos amparar nosso povo, não vamos deixar faltar nada para nosso povo", declarou à TV Bahia o prefeito Nixon. A Defesa Civil do estado deve analisar o pedido do prefeito para então decretar estado de emergência.

Calçamentos e canteiros foram arrancados e pelo menos dois veículos ficaram atolados por conta das chuvas. Um carro foi arrastado para um canal de drenagem.


Foto: Iaçu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário