23 de jan. de 2013

Cerca de dez mil frangos morrem durante falta de energia elétrica em Conceição da Feira

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Cerca de dez mil frangos morreram em diversas granjas na zona rural do município de Conceição da Feira, a 128 km de Serrinha. De acordo com o site Acorda Cidade, o motivo da morte seria uma queda de energia elétrica entre a noite de domingo (20) e a tarde da segunda-feira (21).

Jecélio Casaes Freitas, um produtor da cidade, afirma que manteve contato com a Coelba durante o período sem energia. "Fomos informados que em 3 horas o problema seria solucionado, mas a energia chegou às 15 horas do dia seguinte”, disse ele em entrevista ao Acorda Cidade.

Somente Jecélio perdeu cerca de 5 mil frangos que estavam prontos para o abate, o que resultou em um prejuízo de R$ 48.182. Um caminhão frigorífico ainda chegou na segunda-feira para levar os animais, mas os animais já haviam morrido.

Por causa do ocorrido, Jecélio registrou uma queixa na delegacia do município. De acordo com o produtor, a sobrevivência dos animais dependia de ventilação e de processos automatizados, que são exigências dos fornecedores. Além disso, eles são vulneráveis a altas temperaturas e só suportam um calor de 40ºC durante três horas.

Ainda segundo o site Acorda Cidade, outros donos de granjas tiveram prejuízos de R$ 9 mil e perderam cerca de 12 mil kg de carne. Procurada pelo Correio24horas, a assessoria da Coelba informou que a empresa irá apurar o ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário