23 de jan. de 2016

Situação em Riachão do Jacuípe é de ‘caos’ por causa das chuvas, afirma prefeita

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A situação no município de Riachão do Jacuípe, atingido desde a madrugada desta sexta-feira (22) por fortes chuvas é de “caos”, segundo a prefeita Tânia Regina. As tempestades fizeram o Rio Jacuípe transbordar, invadir casas e deixar moradores ilhados. De acordo com a gestora, nenhuma pessoa morreu e mais de 1.200 famílias estão desabrigadas. Os moradores que tiveram de deixar suas casas estão sendo alojados em ginásios, escolas, igrejas e associações locais.

“A gente nunca viu um volume de água desses que chegou tão rápido. Tivemos que fazer uma força-tarefa e mobilizar a população toda. Tivemos que acionar o corpo de Bombeiros para resgatar as pessoas e alimentamos elas. Fizemos café da manhã para doar, almoço e jantar. Acionamos a Defesa Civil, governo do Estado, para ver danos causados”, relatou.

Ainda segundo a prefeita, o nível do Rio Jacuípe já começa a baixar, mas ainda há registro de pontos de alagamento na cidade. “Além do Rio Jacuípe, temos vários riachos que causam transtornos nos bairros, mas o volume de água está baixando”, explicou.

O fornecimento de energia, que havia sido interrompido pela Coelba em toda cidade, foi restabelecida no Centro do município, enquanto os bairros mais atingidos continuam sem luz. Segundo a prefeita, a população precisa de doações de alimentos, cobertores, colchões e água. Os donativos podem ser entregues em postos de recolhimento, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Secretaria de Saúde municipal e na sede do Comando da Polícia Militar da cidade.

Ainda de acordo com Tânia Regina, o estado de emergência, já decretado por conta das chuvas que atingiram a cidade há duas semanas, deve continuar. “Nós vamos encaminhar ao governo estadual fotos mostrando a situação da cidade. Precisamos dos recursos para ajudar a cidade a sair desta situação”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário