21 de jan. de 2016

Bahia deve ganhar 264 novas creches ainda este ano

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Duzentas e sessenta e quatro creches que estavam por iniciar ou com as obras paradas, em 152 municípios baianos, devem ser concluídas ainda este ano, informou nesta quinta-feira (21) Antônio Idilvan, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A informação foi divulgada durante reunião com representantes do governo e de prefeituras, no prédio da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.

Para o presidente da FNDE, as obras paradas não representam um problema apenas na Bahia, mas sim com as empresas contratadas que não cumpriram os contratos. Segundo Idilvan, a reunião serve para orientar os gestores municipais para que os entraves as obras sejam vencidos e as prefeituras possam realizar licitações para possibilitar o fim das obras.

Além disso, foi montado no prédio da UPB um escritório do Fundo, que é ligado ao Ministério da Educação e financia programas educacionais, para que os gestores municipais resolvam pendências envolvendo prestação de contas e obras e esclareçam dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo FNDE. O atendimento no local acontece até amanhã (22).

O governador Rui Costa esteve presente no encontro e destacou o efeito cumulativo da educação. "Os estímulos iniciais, chamados pelos especialistas de fase de desenvolvimento cognitivo da criança, são muito importantes e precisam ser conduzidos por pessoas capacitadas para isso", disse. Rui Costa afirmou ainda que o governo estadual tem investido em creches e destacou alguns estímulos recebidos pelas crianças nessas creches, como brinquedos, desenhos e músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário