24 de jan. de 2016

Número de desabrigados passa de 2.500 em Riachão do Jacuípe

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Cidade de Riachão do Jacuípe foi invadida por rio
Passou de 2.500 o número de pessoas desalojadas pela chuva no município de Riachão do Jacuípe, a cerca de 50 quilômetros de Serrinha, informou a prefeitura da cidade neste domingo (24).

As ruas ficaram alagadas após o Rio Boqueirão transbordar com as chuvas, na sexta-feira (22), o que provocou o rompimento da cabeceira da ponte que dá acesso ao município, na BR-324, e de uma adutora de água.

Até o sábado (23), eram 2 mil pessoas desalojadas na cidade. A prefeita da cidade, Tânia Alves, informou que não choveu na cidade neste domingo e que as ruas não estão mais alagadas. "O maior esforço é em relação à assistência, com distribuição de alimentos, roupas e água", comenta.

Ela informa que a Defesa Civil municipal avalia a situação das casas afetadas pela chuva, para saber o risco de desabamento para os moradores. Em torno de 600 famílias estão em abrigos da cidade, como escolas, associações e ginásio de esportes.

Parte de Ponte cedeu com a chuva
Após a ponte ser afetada, segundo a prefeita, o acesso à cidade é feito por meio de uma outra ponte menor, que fica próxima à estrutura afetada. Lá apenas veículos de pequeno porte podem trafegar, o que impede o fluxo de caminhões, por exemplo. O reparo da ponte é feito desde o sábado e ainda não há previsão de quando o serviço será finalizado.

Segundo a prefeitura, a cidade já estava em estado de emergência há 15 dias. Ela diz que o governo estadual deve enviar uma equipe para avaliar o estado das rodovias na segunda-feira (25).

A Embasa informou, em nota, que a adutora rompida foi consertada na noite de sábado e o abastecimento de água começou a ser regularizado na região.

O abastecimento é retomado gradativamente em Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Ichu, Candeal, Nova Fátima, São Domingos, Valente e Gavião. A expectativa é que a distribuição de água, nesses municípios, esteja completamente regularizada até segunda-feira, no final do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário