14 de ago. de 2014

Moção de Aplausos: Câmara Municipal de Serrinha homenageia militares do 16º BPM

Redação Portal Cleriston Silva PCS



Quatro oficiais do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram homenageados na noite desta terça-feira (12), pelos vereadores da Câmara Municipal de Serrinha, com uma Moção de Aplausos, em reconhecimento ao excelente desempenho da PM em Serrinha e em outras 19 cidades sob a área de jurisdição do 16º BPM.

Receberam a Moção o Tenente Coronel Nivaldo Castro, comandante do 16º BPM, Capitão Charles Vieira, comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO, Capitão Gilvan Pereira, comandante da 1ª CIA/Cidade Nova, e Capitão Luciano Araújo, comandante da 2ª CIA/Morena Bela.

A homenagem foi uma indicação dos vereadores Lailson Cunha (PSD), José Trabuco (PTC) e da presidenta da Câmara Municipal, Edylene Ferreira (PV).

Na entrega da honraria, aprovada por unanimidade pela Câmara, o esforço realizado pelos policiais militares para garantir a paz social foi apontado pela presidenta Edylene Ferreira como uma das principais justificativas para a concessão da Moção de Aplausos. “Este é um reconhecimento da Câmara Municipal aos relevantes serviços prestados pela corporação, não só em Serrinha, mas em toda a região de sua abrangência. Num momento em que a nossa sociedade convive com tanta violência, reconhecemos que as nossas polícias, civil e militar, têm feito de tudo para minimizar os efeitos desse mal que tanto nos preocupa. Estou orgulhosa de ser co-autora desta proposta”, revelou.



Um dos primeiros a tomar a palavra no Plenário Ernesto Ferreira da Silva, Gilvan Pereira, provocou uma reflexão para aquilo que considera achincalhamento da instituição. “O nosso sistema de segurança pública vem sendo achocalhado cotidianamente por uma série de críticas. As críticas existem, e devem existir sempre, não só no campo da segurança pública, mas em todo o serviço público, e é verdade que elogios, que ressalvas, que agradecimentos devem existir. Erramos e erramos muito, mas não tenho dúvida que acertamos muito mais, e é por acertar muito mais que estamos aqui”, pontuou.

Emocionado, Charles Vieira agradeceu a homenagem e dedicou a Moção de Aplausos aos colegas de farda. “Esse é o nosso salário moral, o reconhecimento da sociedade pelo serviço que prestamos nas 19 cidades da nossa região. É uma honra recebê-la e a compartilho com todos os policiais, que se dedicam diariamente à luta para reduzir a violência. Quando recebemos uma honraria como essa, tão importante, é um indicativo que estamos no caminho certo, porque a sociedade é o nosso norte. Desejo que essa homenagem sirva de injeção de ânimo para seguirmos firmes em nossa missão, sem baixar a cabeça”, disse. 



Falando da importância do reconhecimento público de bons serviços policiais que são prestados à população, o Tenente Coronel Nivaldo Castro cobrou a participação da sociedade na árdua missão de garantir e promover a segurança pública e enfatizou o esforço diário dos que integram a Polícia Militar. “Nós, muitas vezes, estamos pagando com a própria vida para fazer a segurança das cidades. Nós precisamos dos senhores e senhoras tal qual os senhores precisam de nós. Não haverá País, não haverá Estado e nem Município se o Estado e as pessoas não entenderem as suas responsabilidades e buscarem caminhar juntos para que as coisas melhorem. Essa homenagem para nós significa muito. Os policiais que estão aqui hoje dedicam suas vidas à Polícia Militar em detrimento do convívio com a família, servindo ao Estado, trabalhando nos plantões. Embora não estejamos trabalhando para recebermos distinções, elas muito nos honra, porque estamos trabalhando para vocês”, declarou.

O vereador Lailson Cunha destacou o espírito público dos soldados no exercício das funções, “Justa é a homenagem, o reconhecimento aos policiais, homens que se arriscam diariamente, porque estão sempre na linha de frente do combate”, disse o socialista.

Capitão Luciano Araújo, comandante da 2ª CIA/Morena Bela

Capitão Gilvan Pereira, comandante da 1ª CIA/Cidade Nova

Capitão Charles Vieira, comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional
Tenente Coronel Nivaldo Castro, comandante do 16º BPM 

Um comentário: