14 de ago. de 2014

Enterro de Eduardo Campos será na tarde de domingo, em Recife

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

O governo de Pernambuco informou no final da tarde desta quinta-feira (14) que o enterro do corpo do ex-governador e candidato à Presidência Eduardo Campos será às 16h de domingo (17), no cemitério de Santo Amaro, no Recife. A informação foi confirmada pelo assessor de imprensa do governador João Lyra Neto, Ivan Maurício.

A decisão sobre o dia e hora do enterro foi tomada após reunião do governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB), com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O corpo do ex-governador seguirá para o Recife no sábado (16) pela manhã e será velado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

Também serão velados no palácio os corpos do assessor de imprensa Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo, também mortos no acidente aéreo em Santos (SP) nesta quarta (13). No início da tarde de domingo, o corpo de Campos seguirá em cortejo em carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério, na zona norte do Recife.

Investigação - Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já iniciaram o trabalho de coleta das informações registradas pela caixa-preta do avião em que viajava a comitiva do presidenciável Eduardo Campos e que caiu na quarta-feira (13), em Santos (SP).Segundo a assessoria da Aeronáutica, a degravação da conversa entre os pilotos ainda não tem prazo para ser concluída. Ainda de acordo com a Aeronáutica, as normais internacionais, também adotadas pelo Brasil, não estipulam prazos para a conclusão das investigações de acidentes aéreos, pois os cronogramas são definidos em função da complexidade de cada caso.

No caso específico, o trabalho está sendo inicialmente considerado complexo devido aos danos na aeronave e na caixa-preta. Segundo os técnicos militares, a preservação dos registros, entretanto, só poderá ser avaliada após a abertura do equipamento. O gravador de voz do Cessna 560XL chegou a Brasília (DF) à meia-noite de ontem (13) e foi imediatamente encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa, onde será desmontado para que os peritos possam retirar os chips com os áudios e avaliar as condições de leitura dos dados.

O modelo da aeronave usada por Campos só tinha uma caixa-preta, o chamado cockpit voice recorder (CVR), que grava os sons internos da cabine, principalmente as conversas entre os pilotos. Diferentemente de aeronaves de maior porte, o jatinho executivo não é obrigado a ter o mecanismo chamado flight data recorder (FDR), que registra os parâmetros de voo, como a velocidade, as posições em que estavam posicionados os manetes e quais os comandos que foram acionados.

A investigação a cargo do Cenipa tem o objetivo de esclarecer os fatores que contribuem para um acidente aeronáutico, e não para apontar culpados e responsabilizá-los criminalmente. A partir das conclusões, as autoridades militares podem recomendar uma série de mudanças que contribuam para melhorar a segurança de voo, prevenindo novas ocorrências pelos mesmos motivos. Suas conclusões, contudo, costumam ser levadas em conta pelo Ministério Público na hora de denunciar os responsáveis. 

O avião da comitiva do ex-governador de Pernambuco caiu por volta das 10h dessa quarta-feira (13). Quando se preparava para o pouso, a aeronave arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com o avião.

Os dois tripulantes da aeronave e os cinco passageiros morreram. Onze pessoas que moravam ou estavam próximos ao local do acidentes sofreram ferimentos e tiveram que ser atendidas em unidades hospitalares. O único ferido que ficou internado, uma criança de 1 ano e meio, deixou a Santa Casa de Misericórdia de Santos essa manhã.

Segundo o Comando da Aeronáutica, o Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Guarujá, também conhecida como Aeroporto de Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário