2 de nov. de 2011

Serrinhense pesca carpa gigante no açude de Poço Grande

Redação Portal Clériston Silva PCS

O pescador serrinhense Josemir dos Santos, de 42 anos, teve uma surpresa no início da manhã desta quarta-feira (2) com o fruto da pescaria no açude do Complexo Turístico de Poço Grande, município de Araci. Ele fisgou um carpa-de-couro que pesa 12,5 kg.

"Coloquei a rede de pesca na água por volta de 02h da madrugada e quando puxei hoje 6h veio o peixe. Não tive muito trabalho pra tirar da rede porque o bicho já tava cansando de se bater. Tenho muitos anos de profissão e nunca vi uma coisa assim. Ninguém aqui na região pegou um peixe desse”, conta Josemir.

O animal tem um metro e dois centímetros de comprimento e, além disso, não tem dentes. De acordo com o pescador, não é comum pegar peixes grandes no açude. Ele afirma que a última espécie maior que ele pegou tinha peso de 10 kg. "Minha balança só vai até dez quilos e este é bem mais pesado que isso", justifica José.

O peixe gigante foi vendido a um comerciante do bairro da Urbis I, em Serrinha, por R$ 120,00.

Especialista explica – Segundo Gláucia Angélica Praxedes, zootecnista especialista em piscicultura do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, o carpa-de-couro possui ventre e dorso desenvolvido e não tem escamas. São onívoras (comem de tudo): comem sementes e pequenos peixes na água; larvas e insetos, ao longo das margens. Quando a temperatura desce abaixo de 10ºC, a carpa se recolhe a um recanto abrigado a ali permanece jejuando até a primavera.

"É muito difícil uma carpa chegar a este tamanho por ser uma espécie que se alimenta através da filtragem da água. Normalmente, são pescadas com no máximo 1,5 kg. O exemplar pode ter fugido de uma criação e ter conseguido se esquivar dos pescadores por, no mínimo, três anos para chegar à condição. De qualquer maneira, é raro se pescar um peixe tão grande no Estado", conclui Praxedes.

Veja outras imagens

O peixe tem mais de um metro de cumprimento e pesa 12,5 kg
O carpa-de-couro foi vendido por R$ 120,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário