3 de out. de 2016

Conceição do Coité: Inconformados com derrota, eleitores do DEM pedem nova eleição

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Passado o processo de apuração e a concretização da reeleição do prefeito Assis (PT) em Conceição do Coité, os eleitores do grupo adversário, cujo candidato foi o ex-prefeito Vertinho (DEM), realizaram, no início da tarde desta segunda-feira (03), manifestação na frente do Fórum da cidade pedindo nova eleição no município que possui 49.812 eleitores.

Os manifestantes, em publicações nas redes sociais, alegam que ficaram mais de seis mil votos sem apurar, sendo que número de abstenções foi de 5.699; ainda argumentam que a foto do candidato não apareceu no ato da votação e que 76 urnas apresentaram defeito.

A manifestação começou pequena e ganhou proporções medianas. Até pneus foram queimados no centro da praça onde está localizado do Fórum.

O juiz eleitoral da cidade, Gerivaldo Alves Neiva, negou qualquer anormalidade ao longo do dia da eleição e afirmou que a ação tomou grandes proporções após boatos espalhados em redes sociais.

“Em toda a eleição só teve um problema técnico. Na seção do povoado de Tanque de Pedra aconteceu um defeito no leitor da biometria. Dentro de colégio de 50 mil eleitores isso é normal. O comparecimento foi normal, pois é costume ter 10% de abstenção e nessa eleição foi de 11%. O caso foi um bato de Facebook que ganhou proporções”, disse.

De acordo com o magistrado, não houve nenhum impugnação de urna ou de qualquer voto ao longo do dia de votação. “Para a justiça eleitoral, a eleição de Coité é fato consumado”.

Sobre a possibilidade de segundo turno como foi propagado nas redes, Gerivaldo afirmou que é impossível acontecer. “Conceição do Coité tem 50mil eleitores. Segundo turno só com 200 mil eleitores ou mais”.

Sobre os procedimentos, a Polícia Militar esteve no Fórum para garantir a integridade física das instalações. O Ministério Público deve ingressar com pedido de investigação para apuração da disseminação do boato.

Eleição – O resultado de domingo (2) garantiu a eleição de Assis (PT) para prefeito e Val de Alex (PSD) para vice com 22.198 votos contra Vertinho (DEM) e Renato (PRB) que obtiveram 19.634 votos. Brancos foram 463 votos e nulos 1.818 votos.

3 comentários:

  1. Aqui também na cidade de Teofilândia também tem que ter novas eleicões por que em alguns lugare não estavam saindo a foto da pre canidata MEURE PEÇO QUE INFORME NO CLESTO SILVA

    ResponderExcluir
  2. Aqui também na cidade de Teofilândia também tem que ter novas eleicões por que em alguns lugare não estavam saindo a foto da pre canidata MEURE PEÇO QUE INFORME NO CLESTO SILVA

    ResponderExcluir
  3. A eleição de Teofilândia também merece cer anulada e ter uma nova eleição o povo quer pois teve algumas urnas que não estavam aparecendo a foto da canidata Meury cleston silva por favor divulgue esta informação eu agradeço

    ResponderExcluir