30 de out. de 2016

Rastreamento do câncer de mama inicia atendimento em Jacobina

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama iniciará atendimento no município de Jacobina, nesta segunda-feira (31). A meta da Saúde do Estado (Sesab) é atender 6.329 mulheres, com a realização de mamografias. Podem participar da ação, que segue até o dia 18 de novembro, mulheres de 50 a 69 anos. A unidade móvel prestará atendimento das 7h às 18h, no Ginásio de Esportes, na Rua J. J. Seabra S/N, Estação. As participantes devem apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.

Para o diretor de Projetos Estratégicos da Sesab, Ivonildo Dourado, esta é uma ação que as mulheres não devem deixar de comparecer. “A mamografia detecta precocemente o câncer de mama e a chance de cura é muito maior do que detectado tardiamente. Estaremos aqui até o dia 18 de novembro e esperamos o comparecimento das mulheres na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 50 a 69 anos”, destacou.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário