26 de out. de 2016

Conceição do Coité: TRT-BA inaugura nova sede da Justiça do Trabalho

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) inaugura no próximo dia 8 de novembro o Fórum Maria Nunes da Silva Lisboa, nova sede da Justiça do Trabalho em Conceição do Coité, região sisaleira. A unidade movimenta o maior número de processos trabalhistas no estado. Somente no último triênio foram 2.934 novas ações, em média, a cada ano naquela jurisdição. A inauguração será conduzida pela presidente do TRT, desembargadora Maria Adna Aguiar, a partir das 13h. A unidade atenderá a população local, estimada em 480 mil habitantes.

A construção da sede foi possibilitada através de um convênio do TRT firmado com a Caixa Econômica Federal, que repassou R$ 1,8 milhão, tendo como contrapartida a exclusividade como instituição bancária no Fórum da Justiça do Trabalho na capital. A área construída é de 1.068m², com uma planta padrão, que disponibiliza amplas salas, acessibilidade, interligação direta entre os vários ambientes e aproveitamento da luz natural. Em Coité haverá também o recolhimento de água de chuva para uso em diversas atividades. O terreno foi doado pela municipalidade, através de uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores.

A jurisdição da Vara de Coité inclui, além do município-sede, os de Araci, Biritinga, Candeal, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Queimadas, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Valente e Barrocas. O nome do fórum é uma homenagem a primeira juíza concursada do Brasil e a pioneira no exercício da magistratura no TRT-BA.

Maria Nunes da Silva Lisboa nasceu em setembro de 1935, na Bahia, e assumiu o cargo em novembro de 1967. Ela se tornou desembargadora em janeiro de 2000 e se aposentou em setembro de 2005. Conhecida como Marietinha, se dedicou a trabalhar de forma voluntária após a aposentadoria nos mutirões de conciliação. Ela faleceu em setembro de 2015, aos 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário