16 de abr. de 2015

Valente: Polícia apreende mais 2 toneladas de explosivos e prende suspeitos

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Mais duas toneladas de explosivos foram apreendidas, na madrugada desta quinta-feira (16), por equipes da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na cidade de Valente. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), esta foi a maior apreensão de explosivos de 2015 na Bahia.

Segundo a polícia, Luiz André Ramos de Oliveira, de 30 anos, Joseilton de Pinho Oliveira, 51, e Fabrício Lima Azevedo, 31, foram flagrados transportando mais de uma tonelada de explosivos, num caminhão, sem autorização legal, por volta das 16h desta quarta-feira (15).

De acordo com o 16º BPM, uma denúncia anônima informou que uma troca de carga suspeita estava sendo realizada em um campo de futebol localizado no bairro de Petrolina. Ao checar a denúncia, policiais encontraram um caminhão Volkswagen de placa JVQ-5853, licença de Feira de Santana, carregado com uma carga de cal, ao lado de uma caminhonete e de um carro de passeio.

Os quatro homens estavam passavam a carga dos dois carros menores para o caminhão. Ao serem abordados, eles disseram que estavam arrumando a carga de cal, porque estava torta. Conforme a PM, os policiais fingiram estar convencidos de que se tratava apenas de uma arrumação de carga, e foram buscar reforços.

Quando retornaram, um dos homens já não estava mais no local, e então os policiais foram checar a carga. Após vistoria, os agentes descobriram os explosivos em várias caixas de 25 kg, totalizando cerca de 1,2 toneladas de dinamite.

Conduzidos e interrogados na Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité, os três afirmaram que o carregamento pertencia a Emanuel Messias Oliveira da Silva, presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Itapicuru (Coopegavi). Eles também indicaram aos policiais um imóvel, em Valente, onde estavam guardadas as outras duas toneladas de explosivos, sem as devidas condições de segurança, totalizando 3,2 toneladas. Emanuel está foragido e é procurado.

O motorista do caminhão, Fabrício Lima Azevedo, conhecido como “Fabrício Lampião”, alegou que foi contratado para transportar uma carga de cal de Feira de Santana para a cidade de Nordestina, onde deixaria parte da mercadoria, depois passaria em Valente para pegar um complemento da carga, e então seguiria para o Pará. O motorista disse que não sabia que a carga era de explosivos, segundo informações da polícia.

Embora tenham sido apresentadas as notas fiscais, os explosivos não tinham a documentação exigida para que pudessem ser transportados e armazenados. Autuados em flagrante por possuir artefato explosivo sem autorização legal ou regulamentar, Luiz, Joseilton e Fabrício foram encaminhados ao Presídio Regional de Feira de Santana. Os artefatos já foram entregues ao Exército.

Suspeitos transferiam carga de caminhonete e carro de passeio para caminhão

Segundo Polícia Civil, é a maior apreensão de explosivos de 2015 no estado

Os explosivos não tinham a documentação exigida para o transporte e armazenamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário