8 de abr. de 2015

Prefeito de Serrinha participa de encontro nacional dos municípios com desenvolvimento sustentável

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O prefeito de Serrinha e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - Consisal, Osni Cardoso, e o secretário da administração, Jivaldo Oliveira, estão representando Serrinha e a Região Sisaleira no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (III EMDS) - o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília/DF entre os dias 07 a 09 de abril.

O evento conta com oito mil inscritos que desejam traduzir de forma conjunta, unificada e colaborativa o imaginário e as angústias dos cidadãos, e transformá-las em políticas concretas. Desde 2012 é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tendo como grande parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federal.

Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo, desburocratização para a concessão de licenças ambientais e alvarás para incentivar a atividade econômica foram algumas das pautas no primeiro dia do evento. Foi instituída, ainda, a Comissão Executiva do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Licenciamentos. A cerimônia contou ainda, entre outras autoridades, com a participação dos ministros Gilberto Kassab (Cidades), Arthur Chioro (Saúde), Ideli Salvatti (Direitos Humanos), Guilherme Afif (Micro e Pequena Empresa) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário).

Atraídos por uma pauta construída a partir das demandas municipais, os participantes dessa edição terão oportunidade para troca de experiências, acesso às boas práticas bem sucedidas de municípios com realidades comuns, acúmulo de informações sobre temáticas importantes, além de debates e palestras. O novo pacto federativo precisa garantir a governança das nossas cidades.

Renato Janine Ribeiro (ministro da Educação), Antonio Anastasia (senador MG), Paulo Câmara (governador de Pernambuco) e Maguito Vilela (prefeito de Aparecida de Goiânia e vice-presidente da FNP) conduziram a Arena de Diálogos no III EMDS que discutiu o assunto e apontou a urgência de mudar o repasse de verbas e fazer os recursos chegarem a municípios em todos os recantos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário