13 de abr. de 2015

Polícia ainda não tem pistas de dupla que matou presos em Santa Bárbara

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Delegado diz que polícia está buscando suspeitos
A polícia ainda não identificou os suspeitos que mataram dois presos da delegacia da cidade de Santa Bárbara, localizada a cerca de 35 km de Serrinha, na noite do último sábado (11), após invadirem o local e prenderem um policial em uma cela.

"Estamos fazendo diligências sem parar, mas não há nada de concreto ainda", afirma Mozart Cavalcanti, chefe da 15ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (15ª Corpin/Serrinha), que é responsável por Santa Bárbara e outros 18 municípios da região.

O delegado ainda acrescentou que os outros dois presos que estavam no local foram transferidos para presídio de Feira de Santana.

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb) divulgou nesta segunda-feira (13) uma nota de repúdio com relação ao ocorrido. Através de sua assessoria, a presidente Soraia Pinto Gomes criticou o estado das delegacias de Polícia Civil da Bahia, tanto as estruturas físicas quanto o déficit de material humano.

"A invasão de uma delegacia que culmina com a morte de dois presos mostra a total deficiência do Estado, que tem como dever garantir a integridade física dos presos e dos policiais", diz Soraia.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) também divulgou nota, informando que será iniciada nos próximos meses a capacitação de 800 investigadores e peritos que vão fortalecer o quadro da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica no interior do estado.

O informe ainda destaca que o Governo da Bahia, através do Pacto Pela Vida, ampliará em 3.833 o número de vagas disponíveis no sistema prisional, com a inauguração de sete unidades vinculadas à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

A SSP-BA também afirma que a reforma do presídio de Feira de Santana já está em fase de finalização e irá permitir a abertura de mais 900 vagas, o que irá desocupar as carceragens das delegacias dos municípios baianos, que hoje abrigam cerca de 2,4 mil internos.

A secretaria destacou na nota que, nos últimos oito anos, o número de custodiados nas delegacias foi reduzido em cerca de 50%, e que a previsão do governo é de que, até o final do ano, 4.733 novas vagas estejam disponíveis, o que acabaria com a custódia de pessoas à disposição da Justiça em unidades da SSP-BA no interior do estado.

Caso - Na noite de sábado, dois homens invadiram a delegacia, trancaram o guarda em uma das celas da unidade, junto a um suspeito de estupro e outro de furto de celular e executaram outros dois presos da unidade.

Apesar de ocorrido no sábado, o crime só foi descoberto apenas no que seria a troca de plantão, por volta das 9h do domingo (12). O guarda permaneceu trancado na cela até por volta das 11h30, já que os criminosos levaram as chaves.

Segundo a polícia, os mortos são Elder de Almeida Souza, de 24 anos, que teria sido por tráfico de drogas e é conhecido na região. A outra vítima é Josevan de Jesus, 32 anos. A polícia acredita que o traficante era o principal alvo.

Secretaria de Segurança promete zerar número de custodiados em delegacia

Sindicato dos Delegados divulgou nota criticando estado das unidades da BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário