30 de abr. de 2015

Prefeito de Serrinha é eleito presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Em Assembleia Geral, nesta terça-feira, dia 28 de abril, na sede da UPB, presidentes e vices dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia, num total de 11 presidentes de consórcios, 06 secretários executivos de consórcios, além de representantes municipalistas e representando o governo do Estado o diretor de planejamento territorial da Secretaria de Planejamento, Thiago Xavier, elegeram por unanimidade o prefeito e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, Osni Cardoso, à presidência da fundação da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA).

A formação de consórcios entre entes públicos (municípios, estados e união) para gestão de atividades específicas e consecução de objetivos de interesse comum constitui-se em alternativa válida e importante para melhorar a eficiência da prestação de serviços públicos. Depois da constituição da Federação, da aprovação do estatuto social, do local da sede da associação (Salvador) e da eleição dos membros da diretoria, foram apresentados aos presidentes de consórcios fontes alternativas de energia renovável e a questão do resíduo sólido.

Reeleito à presidência do Consisal em fevereiro deste ano e agora presidente da FECBAHIA, Osni Cardoso, avaliou que "o momento do consórcio na Bahia é muito bom na quantidade existente e os que serão criados com a nova política do Estado. A Federação vai nivelar o conhecimento e conseguir novos recursos e lutar pelo marco legal para o consórcio ser protegido".

O Território do Sisal é assistido pelo CONSISAL que tem como missão “promover o desenvolvimento sustentável dos municípios que integram o território, propiciando o bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada”.

Sua atuação abrange 21 áreas distintas, entre elas abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental compartilhada, habitação de interesse social, manutenção de estradas vicinais, implantação de abatedouros e frigoríficos regionais, capacitação de gestores municipais, educação profissional, saúde, apoio à agricultura familiar e a economia solidária, entre outras.

O município de Serrinha e o Território do Sisal, representado por Osni Cardoso, ganhou no ano de 2014, o prêmio 'Prefeito Empreendedor' do SEBRAE na categoria novos projetos, com o programa 2° Água - Novas Tecnologias de Convivência com o Semiárido, garantindo que os agricultores tenham mais condições de produção e geração de renda, convivendo com o semiárido e minimizando os efeitos da seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário