8 de abr. de 2015

Mais de 40 mil frangos morrem após queda de energia em granjas de Muritiba e Varzedo

Redação Portal Cleriston Silva PCS 

Mais de 40 mil frangos de granjas dos municípios de Muritiba e Varzedo morreram na tarde de terça-feira (7). De acordo com proprietários, o caso aconteceu após uma queda de energia, que durou aproximadamente seis horas. A Coelba, responsável pelo abastecimento, informou que ainda investiga as causas das interrupções. Até o final da manhã desta quarta-feira a contagem dos animais mortos chegava a 35 mil, em 16 galpões, somente no município de Muritiba.

De acordo com o médico veterinário André Rocha, responsável pela contagem, as 125 mil toneladas de frango estragados estão sendo desprezadas no aterro sanitário do município. "Carregamos seis caçambas cheias de aves até o aterro. O prejuízo, se fôssemos levar em conta somente a venda dos frangos, é de cerca de R$ 400 mil, mas some-se a isso, o dinheiro gasto com a contratação das caçambas, o pagamento para o despejo dos animais no aterro, dentre outros", detalhou.

De acordo com Rocha, a energia caiu por volta de 13h da terça e só foi restabelecida às 19h. Um protocolo de segurança chegou a ser enviado para Coelba pela Associação Baiana de Avicultura uma hora depois de registrado o problema, no entanto, segundo a entidade, nenhuma resposta sobre a causa ou resolução do problema foi dada. Não chovia no momento da queda de energia em nenhuma das duas cidades.

Recentemente a indústria e os criadores da região foram vítimas de situações idênticas. Em dezembro de 2014 ocorreram duas quedas de energia. A primeira, no dia 18, quando 16 mil aves morreram e a segunda no dia 31, com a perda de outras 11 mil. Segundo a associação, na época, a Coelba alegou sobrecarga nas redes de abastecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário