5 de set. de 2014

Edylene participa da abertura da Vaquejada de Serrinha ao lado de Rui, Otto e Bacelar

Redação Portal Cleriston Silva PCS 



A presidenta da Câmara Municipal, Edylene Ferreira (PV), participou na tarde desta quinta-feira (4) da abertura da tradicional Vaquejada de Serrinha. Ao lado de Rui Costa (candidato a governador), Otto Alencar (candidato a senador), João Bacelar (candidato a deputado federal), Osni Cardoso (prefeito) e do ex-prefeito Claudionor Ferreira, ela percorreu as ruas da cidade em carreata, que foi transformada em caminhada e corpo a corpo, a pedido dos eleitores que queriam fazer fotografias e conversar com os candidatos da Coligação Pra Bahia Mudar Mais ao governo da Bahia e Congresso Nacional.

Para Edylene, a vaquejada é um misto de emoção, amor e saudade. Saudade que ela carrega estampada no peito e não há quem leve embora. A fotografia de seu pai, Ernesto Ferreira da Silva, que faleceu aos 73 anos em dezembro de 2010 e foi um dos instituidores das corridas do “valeu boi”, representa a importância do vaqueiro de Rio Tinto (PB) para a mais popular e tradicional festa do ciclo do gado nordestino. “Percebo cada vez mais a importância que ele teve para o sucesso desse evento. Quando se instalou aqui em Serrinha, ele tinha como um dos seus pensamentos realizar vaquejadas. Sabia que era uma missão árdua, mas era um sonho. Juntou-se aos saudosos Valdete Carneiro e Neném de Maroto e, mesmo enfrentando dificuldades, puderam realizar aquele sonho que graças à Deus e aos empresários Vardinho e Carlinhos Serra tornou-se um dos maiores eventos do Brasil”, registrou.

Edylene lembrou ainda que já participou das corridas de mourão e foi eleita rainha da festa. “Ernesto Ferreira era tão apaixonado por vaquejada que teve durante muitos anos o seu próprio parque, o Clube do Vaqueiro. Eu inclusive já corri vaquejada, já fui rainha da festa e num momento deste por minha cabeça passa um turbilhão de pensamentos. Sinto-me também feliz por continuar participando da festa ao lado de pessoas que são meus amigos e que amo. Especialmente uma, que apesar de ainda não ter vindo ao mundo, mas já o amo de maneira incalculável. Mesmo no meu ventre Ernesto Neto já me enche de alegria, de amor e de felicidade. Sei que com a benção de Deus ele vai honrar o legado do avô Ernesto Ferreira”, completou.



Já o deputado federal João Bacelar afirmou que a vaquejada de Serrinha é um dos orgulhos do Estado da Bahia e se destaca pela hospitalidade dos habitantes da cidade e pelo profissionalismo dos organizadores do evento. ”A Vaquejada em Serrinha, por constituir festejo tipicamente interiorano e pelo fato de reunir milhares de pessoas durante os dias de sua realização, apresenta-se como evento altamente indicado para um encontro de municípios, no qual cada um pode mostrar fatos de sua história, exemplos de sua arte e suas manifestações culturais. Por tudo isso, deixo registrado este elogio a Serrinha e a seus habitantes pela importância do evento que promovem e pela preservação da história baiana e nordestina, que muito nos orgulha e deve também orgulhar todos os brasileiros”, disse.

História - A Vaquejada de Serrinha é uma festa tradicional da cidade baiana de Serrinha que ocorre sempre próximo ao dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil. Sua primeira edição ocorreu em 19671 , onde os vaqueiros da região se reunirão como forma de confraternização. Nos últimos anos a Vaquejada de Serrinha tornou-se sinônimo de folia. Todos os anos os organizadores do evento promovem shows com bandas musicais de diversos gêneros, com destaque para o Forró e o Axé, além de outras atrações de nível nacional.

A festa acontece no Parque de Vaquejada Maria do Carmo, localizado no bairro da Vaquejada. Junto à tradicional festa, os promotores de eventos locais ainda oferecem no mesmo período, festas que já se consagraram no Estado: o Boi Malandro (domingo), a Vaca Atolada (sábado) e Bezerro Manhoso (sexta-feira). Com base na dimensão que a Vaquejada de Serrinha alcançou, pode-se dizer que este é o maior evento da cidade. A população praticamente dobra neste período recebendo os participantes e visitantes de diversas partes do país. Neste período são constantes os desfiles a cavalo, o clima de festa é intenso podendo se comparado até com "o Rodeio de Barretos" porém, no Nordeste.

Veja as fotos do desfile de abertura da vaquejada













Nenhum comentário:

Postar um comentário