10 de dez. de 2011

Homem morre vítima de meningite C em Feira de Santana

Redação Portal Clériston Silva PCS

Morreu em Feira de Santana, a 83 quilômetros de Serrinha, mais uma vítima da meningite. Jailton Aleixo Sacramento, 35 anos, era dependente químico e estava internado em uma clínica de reabilitação em Itaberaba. Jailton passou mal e foi internado na madrugada da última quarta-feira (07), foi levado para uma clínica em Feira de Santana, mas não resistiu e morreu.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Jailton foi vítima de meningite pneumocócica, que não é transmitida de pessoa para pessoa, afastado o diagnóstico de meningite meningocócica tipo C, a forma mais grave da doença.

Balanço - De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) 1.670 pessoas contraíram todos os tipos da doença até 24 de novembro deste ano, sendo que 108 morreram. No ano passado, foram registrados 2.201 casos com 125 mortes. Com a morte de Jailton, sobe para 109 o número de mortes pela doença.

Outro caso recente foi o da cantora Ivete Sangalo. No último domingo (4), a cantora deu entrada no Hospital Aliança com fortes dores de cabeça. Um boletim médico foi divulgado pelo hospital e confirmou o quadro de meningite, não contagiosa.

Quanto à meningite meningocócica tipo C, a forma mais grave da doença, foram 49 mortes em um total de 162 casos. Em 2010, foram 207 casos e 50 mortes. A última morte provocada pelo tipo C ocorreu no dia 21 de novembro. Um homem de 34 anos morreu em Amargosa, a 237 km de Serrinha, horas depois de dar entrada no Hospital Municipal.

A doença pode acometer indivíduos de qualquer idade e é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. O grupo etário de maior risco são as crianças menores de 5 anos, mas as crianças menores de 1 ano são mais suscetíveis à doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário