11 de dez. de 2011

Lamarão ganha primeira biblioteca pública

Redação Portal Clériston Silva PCS

A cidade Lamarão, a 25 km de Serrinha, ganhou na manhã deste domingo (11), a primeira biblioteca em seus quase 50 anos de história. A ação é uma iniciativa da Paróquia de Sant’Ana, no bairro de Nazaré, em Salvador, e está recebendo doações de livros, CDs, DVDs, móveis e outros objetos para equipar a unidade.

A iniciativa faz parte da comemoração natalina dos paroquianos que são responsáveis pela arrecadação de livros (infanto-juvenis, didáticos e literários), estandes, mesas, cadeiras, computadores, televisores, aparelhos de DVD e data show. O espaço físico que foi totalmente reformado com a ajuda do empresário Dival de Memel foi cedido pela Paróquia de Santo Antônio de Lamarão.

Os interessados em contribuir com esta iniciativa solidária devem entrar em contato com a secretaria da Paróquia de Santo Antônio, no centro da cidade.

O pároco da Igreja de Sant’Ana, padre Abel Pinheiro conta que o principal critério para a ideía de levar uma biblioteca para a cidade foi o fato de Lamarão ter ficado com um dos piores Índices Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) do Brasil e da Bahia. “O futuro é reservado para aqueles que estudam e que lê. Com a instalação da biblioteca esperamos contribuir com a formação dessas crianças e jovens, que vivem em extrema condição de pobreza”, disse.

A pesquisa foi publicada este ano, mas contém dados de 2009, e aponta o índice de 0,4530 para o município de Lamarão. Já na Bahia, o melhor índice foi o de Salvador, com 0,7636, enquanto o pior foi o município de Caraíbas, a 789 km de Serrinha, com 0,3759.

Todos os materiais obtidos por meio de doações em Salvador foram transportados em uma caravana formada por 80 paroquianos distribuídos em dois ônibus, acompanhados pelo padre Abel Pinheiro, consagrado primeiro padre filho de Lamarão, que também ministrou a missa da comunhão antes da inauguração do espaço de leitura.

Veja outras imagens

Antes da inauguração da biblioteca o padre Abel Pinheiro celebrou a missa da comunhão
Espaço para instalação da biblioteca foi cedido pela Paróquia de Santo Antônio de Lamarão
Direita – empresário Dival de Memel, padre Abel Pinheiro e diáconos
Biblioteca foi equipada com prateleiras, mesas, duas TVs, aparelho de DVD, data show, e quatro computadores
A ação é uma iniciativa da Paróquia de Sant’Ana, no bairro de Nazaré, em Salvador
Primeira biblioteca em quase 50 anos de história da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário