20 de dez. de 2011

Coelba volta a conceder descontos na conta de energia

Redação Portal Clériston Silva PCS

Os cerca de 928 mil clientes que já perderam o benefício da Tarifa Social de Energia, por não terem cadastrado o Número de Identificação Social (NIS) na Coelba, podem voltar a receber o desconto.

Para receber o abatimento de até 65% na conta de energia, os consumidores devem regularizar a documentação junto à concessionária. Eles precisam possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo, por pessoa, e apresentar o NIS à concessionária.

Aqueles que não possuírem NIS, devem primeiro procurar a prefeitura do município para inscreverem-se no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), e, após obter o NIS, apresentá-lo à Coelba.

As novas regras para concessão do desconto entraram em vigor, em dezembro de 2010 e, desde janeiro de 2011, a perda do benefício vem acontecendo de forma escalonada, de acordo com a faixa de consumo. Os consumidores que perdem o desconto são avisados na fatura de energia, através de mensagem específica, no campo “Informações Importantes”.

Vale ressaltar que, mesmo voltando a contar com o benefício, não haverá ressarcimento pelo período em que os clientes permaneceram descadastrados. Até o final de dezembro, a estimativa é que 1,3 milhões de famílias baianas terão perdido o benefício da Tarifa Social de Energia.

Além do desconto na conta, a Tarifa Social confere prioridade para a participação nos projetos de eficiência energética da Coelba, a exemplo da doação de geladeiras e lâmpadas econômicas. Esses projetos têm como objetivo a redução do consumo de energia e a consequente adequação da conta à capacidade de pagamento dos clientes de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário