1 de nov. de 2017

Rastreamento do Câncer de Mama chega à região de Serrinha

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Na segunda-feira (6), os municípios de Nilo Peçanha, Serrinha, Conceição do Coité, Euclides da Cunha e Barrocas recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, ação do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que promove a realização de mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama, para mulheres de 50 a 69 anos.

Em todos os cinco municípios, o atendimento começa às 7h e prossegue até as 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Locais de atendimento - Em Nilo Peçanha, Região de Valença, o Saúde sem Fronteiras ficará de 6 a 9 de novembro e atenderá 622 mulheres, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde e de maior propensão para a doença. Neste município, a unidade móvel ficará estacionada na Praça Valson Barbosa, no Centro.

Em Serrinha, o atendimento começa no dia 6 e prossegue até o dia 23 e a unidade móvel estará estacionada na Praça Luiz Nogueira, no Centro. Neste, a meta de atendimento é de 3.500 mulheres. Já em Conceição do Coité, a Sesab pretende atender a 2.100 mulheres, no período de 6 a 23, sendo que a unidade móvel ficará na Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Em Euclides da Cunha, o programa fica de 6 a 24 de novembro, tendo como meta, a realização de 2.100 exames de mamografia, e a unidade móvel estará na Praça de Eventos, ao lado da Prefeitura Municipal. Já em Barrocas, a unidade móvel ficará na Praça da Bíblia, na Unidade de Saúde João Alegário, de 6 a 13, tendo como meta o atendimento para 748 mulheres.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário