10 de mai. de 2016

Apresentações e exposições marcam aniversário do Centro Juvenil de Senhor do Bonfim

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, unidade da rede estadual de ensino, completa dois anos de atuação na quinta-feira (12). No Centro, os estudantes das escolas estaduais podem participar de uma série de atividades, no turno oposto ao qual estão matriculados, como cursos e oficinas relacionadas à pesquisa, ciência, cultura e tecnologia. Para marcar a data, serão realizadas apresentações culturais e exposição de trabalho dos estudantes, das 15 às 19h, na unidade.

A programação inclui apresentações da filarmônica da União dos Ferroviários Bonfinenses, do grupo Juvenil Dance e da banda Desafinados, além da exibição de vídeos, jogos de Xbox, xadrez, ping-pog e Salackline. O público presente poderá fazer um passeio no ‘Jardim do conhecimento’ para conhecer experimentos relacionados a conteúdos de Química e Física, como os simuladores de tornado e de hidrelétrica, reflexão luminosa, túnel infinito e cone duplo.

No Centro Juvenil de Senhor do Bonfim são oferecidas 11 oficinas que ampliam o acesso de crianças e jovens a novas experiências educativas. São elas: Aperte o play, Raio-x da ciência, Universo e seus mistérios, Plugue da linguagem, Um ponto no mapa, Geometria em ação, Teatro pop, Arteiro de DIY, Fazendo Selfie, Robótica, Guisado literário e Filme, edite e publique. Além disso, são promovidos eventos pontuais como o Clube de leitura, para estimular o hábito da leitura entres os estudantes e o Cine clube, onde são discutidas questões ligadas à linguagem do cinema.

Crescimento - Segundo o coordenador estadual dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Iuri Rubim, a unidade de Senhor do Bonfim vem mostrando êxito ao beneficiar crianças e jovens na região. “Mostramos que com a metodologia aplicada nos centros conseguimos aproximar mais o estudante de seus estudos, onde melhora o desempenho na escola regular, o interesse nas atividades e disposição para a leitura. É o inicio de um trabalho e que já está dando resultados e transformando a vida dos estudantes”.

A diretora da unidade, Janair Torres ressalta que “o centro trouxe para a região novas oportunidades de crescimento intelectual na vida escolar dos estudantes bonfinenses, que hoje podem ampliar suas horas de estudos de forma criativa e inovadora frequentando as diversas oficinas e cursos elaborados e ofertados dentro do contexto exigido pelas mudanças tecnológicas da sociedade”. A gestora também afirma que pretende ampliar o quadro de inscrições para oportunizar mais jovens da região.

Centros Juvenis - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Além de Senhor do Bonfim, a Bahia dispõe do Centro Juvenil localizado em Salvador e mais três unidades que serão abertas, neste ano, em Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. Com estas novas unidades, os Centros Juvenis vão beneficiar 11 mil estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e do 9º ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário