20 de mai. de 2016

Governador entrega investimentos em saúde, água e agricultura familiar em Sátiro Dias

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Água ideal para consumo sem interrupção no fornecimento, maquinário agrícola para qualificar os trabalho do pequeno produtor rural e unidade de saúde com diversos serviços. Estes são alguns dos investimentos viabilizados no município de Sátiro Dias por meio de parcerias entre os governos municipal, estadual e federal. O governador Rui Costa, acompanhado do secretário estadual de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, esteve na manhã desta sexta-feira na cidade para a inauguração da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água, que atende cerca de 1,4 mil famílias da sede e distritos.

"A cidade tinha problemas de abastecimento de água nas partes mais altas, além de níveis de salinidade acima do desejável. Portanto, era uma água salobra. Dezoito quilômetros de rede foram trocados para que as pessoas possam beber água de qualidade. Água é saúde. Por isso estamos tocando o Programa Água para Todos", disse o governador.

Com poços e reservatórios, o sistema permite o fornecimento regular de água potável. Entre as famílias beneficiadas, está a do lavrador Luis Lopes, morador da comunidade conhecida como Baixa Grande. "Antes, faltava [água] todo dia e agora tá (sic) tudo bem. Não falta mais. A água vem forte. Melhorou muito".

Com recursos da ordem de R$ 2,6 milhões, a ampliação do sistema é resultado de parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), órgão do governo federal. Coube à Embasa executar a obra e administrar o sistema. De acordo com o secretário Cássio Peixoto, "é uma política de governo levar água e saneamento e oferecer água de qualidade no lar de cada baiano".

Em Pocinho, distrito de Sátiro Dias, também foi entregue uma quadra poliesportiva coberta e uma unidade básica de saúde. Com farmácia, sala de imunização e consultórios médico, odontológico e de enfermagem, os serviços já estão à disposição dos moradores.

A unidade cobre uma área com 2,6 mil habitantes, segundo sua coordenadora, a enfermeira Tássia Bacelar. "Realizamos todos os tipos de consulta, testes rápidos, triagem gestacional, pré-natal, atendimentos a hipertensos e diabéticso, aplicação de vacinas e curativos", explicou.

Para qualificar e ampliar a atividade da agricultura familiar, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entregou três tratores com implementos agrícolas para associações de pequenos produtores dos municípios de Heliópolis, Pedro Alexandre e Araçás. Uma das entidades beneficiadas foi a Associação de Moradores do Povoado de Ponta da Serra, presidida por João Luiz dos Santos. "Esse trator a gente vai usar para arar a terra, plantar, fazer ração, carregar palma forrageira para dar ao gado. Vai atender 150 famílias da nossa comunidade", afirmou.

Na sede do município, o governador também visitou a Creche Municipal Arco-íris, onde estão matriculadas 115 crianças na educação infantil. Rui Costa também conferiu o andamento da obra de pavimentação e esgotamento sanitário financiada pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) no município. Para encerrar a agenda de compromissos em Sátiro Dias, o governador também esteve no Colégio Estadual Democrático Edgard Santos, que atende 690 alunos do Ensino Médio, nos três turnos. (Ascom/BA)





Nenhum comentário:

Postar um comentário