2 de jun. de 2014

“Deus é especialista em reviravolta”

Redação Portal Clériston Silva PCS 

"Uma amizade de duas décadas, nutro um grande carinho pela família Cravo, o Ivan Cravo conviveu comigo uma boa parte desta existência". A revelação é do escritor e ator serrinhense Jamesson de Safira, entrevistado pelo Portal Clériston Silva – PCS, após uma visita ao escultor e escritor baiano Mário Cravo, que está no auge dos seus 91 anos. O encontro aconteceu no Parque das Esculturas Mário Cravo, em Salvador. Na oportunidade, Jamesson encontrou, além de Mário Cravo, Paulo Darzé, da renomada Galeria Darzé, com sede em Salvador e Buenos Aires. "Um belo lugar para ser visitado, com seus lagos, reserva florestal, e a presença constante de artistas do mundo todo, vale a pena prestigiar o trabalho do grande Mário Cravo", sugere Jamesson.

Jamesson ao lado do professor Edvaldo Boaventura, na ABL

O poeta serrinhense também foi convidado para participar do lançamento do livro do professor Edivaldo Boaventura, pai do ator global, cantor e publicitário Daniel Boaventura, na Academia Baiana de Letras (ABL). “O professor Edivaldo Boaventura ama mais o país de Camões do que muitos portugueses. Portugal: jardim de Europa a beira-mar". A entrevista revela, além da afeição, o desabafo amargo do poeta. "Desejo frisar que estes são meus amigos, não são amigos do meu pai adotivo. Meu círculo de amizade é frequentado por pessoas de posturas e condutas ilibadas, livre de pessoas falsas, e politiqueiros demagogos”, ressaltou.

Amante da política, filho do ex-vice-prefeito Hamilton Safira e candidato a vereador algumas vezes, ele alfinetou a atual gestão e disse: “Se eu fosse o prefeito de Serrinha investiria em saúde, segurança, educação, e muito em cultura, a cultura enobrece o cidadão. Sendo um gestor, de origem humilde, jamais me aliaria a ‘burguesia’ desta cidade, nunca trairia minhas origens. O poder não é eterno. Já vi muitos castelos desmoronarem, percebi que os perseguidores sentirão o gosto amargo da perseguição, é questão de tempo. Não adianta a gente ficar esperando aprovação dos outros, temos que seguir nosso coração. Tenho que seguir minha paixão, amo escrever, amo política, vou continuar acreditando nisso, ninguém tem o direito de decidir meu destino, quem sabe da minha vida sou eu. Sempre fui cordato e respeitador, isto é reconhecido por todos, por isto que a única coisa que quero é ser respeitado. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas existe uma coisa chamada respeito. Se não me respeitarem como é que vou respeitá-los?. Sou bacharel em direito, jornalista , DRT 4750/BA, ator, poeta, escritor. Conheço 19 estados , quatro países, falo três idiomas. Mereço respeito. Alguns cidadãos estão muito enganados sobre minha personalidade, me subestimam, se deixaram influenciar pela repetição de adjetivações malévolas ao meu respeito, não sabendo que a sociedade elege um para mascarar a doença que é dela. Eu poderia dizer que a metade da população de Serrinha é louca, e a outra metade pensa que não é, “de perto ninguém é normal.” No entanto, eu é que sou a causa de todos os males? Se vocês vasculharem os livros de história perceberão que a generalização é unânime, por isto que generalizo, é pena que muitos não cultivem o hábito da leitura. Quem diz que não se deve generalizar, este sim, é o verdadeiro analfabeto. Eu disse que iria rir por último, não quer dizer que estão rindo de mim, quem tem motivo para rir sou eu. Rir melhor quem rir, apesar de tudo. Sou um vencedor, venci a mim mesmo, estou vencendo meus defeitos , o que é muito difícil para o cidadão comum , não sou frustrado como muitos. Vivam e deixe viver. Não estou procurando problema com ninguém, não sou afeito a brincadeiras, ‘vocês’ é que estão brincando comigo. ‘Dou um boi para não entrar em uma briga...’ desta vez não estou só, se duvidar, pague para ver. A torcida contra meu êxito vem de pessoas insignificantes, materialistas, que só pensam em dinheiro. Querem ter, em detrimento de ser, que coisa primitiva. Mas digo, com toda sinceridade, são pessoas vazias, chatas, povo besta. Estes tabaréus se acham. Não estou nem um pouco preocupado, meu objetivo não é agradar a todos. Vou ver desta vez, o que vão inventar ao meu respeito. Os escritores nunca são esquecidos pela posteridade. Sei que vocês me estigmatizaram, e está difícil reverter esta situação sozinho, mas vou conseguir. Sei quem está esperando para aplaudir o meu fracasso, e quem está por trás de tudo isto, ‘espere’ pela Lei do Retorno.

Mário Cravo, Jamesson de Safira e Paulo Darzé na Galeria Darzé

Ao final da conversa, o escritor informou que estará lançando o seu novo livro ‘Como tudo se originou do nada?’, na livraria Saraiva do Shopping Paralela, em Salvador, no dia 26 de Julho. A partir do estudo profundo de teses científicas e paradigmas da astronomia, como dogmas religiosos e leis do astrônomo Galileu Galilei, o livro será lançado pela Editora Paginae. Além disso, o poeta revelou que participará do Festival Internacional de Literatura no Pelourinho (Flipelô), ao lado de Fernando Sabino, dentre outros. 

“Este é um espaço, o melhor site da região, onde exercito meu direito de expressão, garantido pelo regime democrático, em seu artigo 5º, XIV da Carta Magna deste país, e aproveito para divulgar meu trabalho, reconhecido pela nata da intelectualidade baiana, tirar dúvidas referentes ao meu caráter e expor minhas opiniões. Quero, aqui, expressar minha profunda satisfação e agradecer a embaixada iraniana em Brasília, por ter acreditado no meu trabalho. Agradeço também a Ruy Espinheira Filho, José Carlos Capinan, a família do saudoso amigo James Amado, Edivaldo Boaventura, Jota Veloso, Fernando Peltier, Florisvaldo Matos, que estão me ajudando. Meu livro ‘Orvalho de Luar’ está sendo vendido na Eliclécio Copiadora, na Praça Morena Bela”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário