13 de jun. de 2014

Celebrações homenageiam Santo Antônio, padroeiro de Lamarão

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Dia 13 de junho é dia dedicado a Santo Antônio de Pádua. Em Lamarão, cidade que fica a 22 quilômetros de Serrinha, cristãos celebraram o santo em uma tradicional festividade que encerrou com programação religiosa e cultural nesta sexta-feira, 13, na Igreja de Santo Antônio, no Centro da cidade.

Santo Antônio de Pádua foi um frade franciscano do século XIII. Foi um grande doutor da igreja, visto como um dos grandes santos do catolicismo, e é popularmente conhecido no Brasil como o "santo casamenteiro". Ele também é conhecido por fazer milagres.

A festividade em Lamarão iniciou com missa e a trezena realizada desde o dia 1º de junho. No domingo (1º), as homenagens ao padroeiro da cidade começaram com uma missa dedicada aos motoristas e motociclistas. Na segunda-feira (2), a missa foi dedicada aos comunicadores. Na terça-feira (3), a celebração foi dedicada à Catequese. Quarta-feira (4), a missa foi dedicada às pastorais, grupos e movimentos. A missa da quinta-feira (5), foi dedicada aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na sexta-feira (6), a missa com o tema “Família, Santuário da Vida” foi dedicada às famílias.

Os trabalhadores rurais, garis, sindicatos e associações também foram homenageados com a celebração de uma missa no sábado (7). No domingo (8), a missa foi dedicada aos filhos da terra, fazendeiros, comerciantes e vaqueiros. “Dízimo: resposta concreta e fidelidade de Deus” foi o tema da missa celebrada na segunda-feira (9). A missa dedicada aos profissionais da saúde foi celebrada na terça-feira (10). Na quarta-feira (11), foi a vez dos profissionais da educação. No penúltimo dia das comemorações, quinta-feira (12), a missa foi dedicada aos jovens e namorados.

No dia dedicado ao santo, sexta-feira (13), os fiéis participam de uma alvorada, às 5h30m, oficio e ladainha, às 6h, café partilhado, às 7h, e missa solene, às 10h. Às 14h, os fiéis participaram de uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Ottorino Assolari, e procissão pelas principais ruas da cidade, às 17h. Em seguida, os cristãos participaram de uma festa social, com realização de leilão e venda de comidas típicas.

Durante a homilia, que foi acompanhada pelo pelo prefeito Dival Pinheiro (PT), Dom Ottorino destacou a importância da evangelização, mas afirmou que a comunidade religiosa está distante desta necessidade. Para ele, a evolução da tecnologia afasta as pessoas de Deus. “Vamos unir nossas forças e transformar essa realidade da igreja, seguindo o exemplo de Santo Antônio na doação pelos irmãos”, concluiu.

Missas, alvorada e procissão marcaram as homenagens ao santo

Programação religiosa iniciou na segunda-feira (1º), na Igreja de Santo Antônio

Festividade de Santo Antônio 2014 em Lamarão reflete sobre evangelização

Prefeito Dival Pinheiro acompanhou a procissão

Cristãos celebraram o santo em uma tradicional festividade religiosa e cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário