15 de jun. de 2014

Lamarão: Prefeito Dival entrega cisternas, inaugura pavimentação e anuncia obras

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Moradores da sede e de 21 comunidades rurais foram contemplados com a entrega neste sábado (14), no município de Lamarão, de 1.250 cisternas de polietileno e 840 de placas de cimento.

Durante a cerimônia, que aconteceu na quadra de esportes da cidade, o prefeito Dival Pinheiro (PT) também anunciou a assinatura de um convênio para a construção de cinco praças na sede e zona rural do município.

No total, o município de Lamarão foi contemplado com 2.090 equipamentos instalados nas localidades de Saco do Moura II, Quinji, Traíra I, Traíra II, Veludo, Baixa da Areia, Cassimiro, Salgado, Baixão, Ritiro, Catana Velho, Laranjeiras, Pedreira, Poções, Estrela, Olhos d’ Água, Selão, Sítio Santana, Marruás, Morrinhos, Maravilha, além da sede.

“Com esta cisterna, nos sentimos mais seguros, porque elas captam água da chuva, filtram e guardam de forma segura. Sempre que precisamos, usamos para beber e cozinhar”, disse o agricultor familiar Damásio Gonzaga.

De acordo com o prefeito Dival, as cisternas possuem capacidade para armazenar 16 mil litros de água e conseguem abastecer uma casa com até cinco pessoas por até oito meses. “Com a capacidade de armazenamento da cisterna é possível manter a casa com água em períodos de longa estiagem, por até oito meses”.

Dival enfatizou ainda que, o governo municipal em parceria com o governo estadual já levou “água para 300 famílias das comunidades de Sítio Santana, Salgado, Carimã, Laranjeiras, Maravilha, Morrinhos, Saco do Correio, Selão e Pericos por meio das obras de implantação das redes convencional, domiciliar e auxiliar realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).

Pavimentação - Acompanhado do presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) e prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT), secretários, vereadores e do vice-prefeito Antônio Valadares (PV), Dival inaugurou a pavimentação da conhecida Rua do Cemitério (veja abaixo as imagens).

Localizada a cerca de 300 metros da Praça Joaquim Pinto Batista, a via mede 1,5 mil metros quadrados e recebeu pavimentação em paralelepípedo, paisagismo e jardinagem. Segundo a dona de casa Bernadete de Jesus, quem acompanhava os cortejos fúnebres no período de inverno tinha que passar por dentro da lama, o que, na opinião ela, era um constrangimento. Agora, com a pavimentação, o problema acabou.

“Isso é uma maravilha. Eu vivia sonhado com esse calçamento e agora graças a Deus o prefeito nos atendeu”, disse.

2.090 cisternas foram entregues a 21 comunidades rurais de Lamarão
Rua do Cemitério ganhou pavimentação, paisagismo e jardinagem
Rua do Cemitério ganhou pavimentação, paisagismo e jardinagem
Rua do Cemitério ganhou pavimentação, paisagismo e jardinagem

Rua do Cemitério ganhou pavimentação, paisagismo e jardinagem
Rua do Cemitério ganhou pavimentação, paisagismo e jardinagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário