10 de fev. de 2014

Produção em campo de sementes implantado em Tucano supera expectativa

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Os agricultores familiares da Fazenda Campinhos, no Distrito de Irrigação, localizado em Tucano, município do nordeste baiano, têm muito a comemorar. O campo de sementes, implantado em outubro do ano passado, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), obteve produção de 150 toneladas de sementes de milho da categoria S1, superando a estimativa de 120 toneladas.

Com área de 40 hectares, o campo de sementes fica numa propriedade familiar e é acompanhado por técnicos da EBDA, que orientam todo o processo de cultivo e produção. O campo tem como objetivo a melhoria da qualidade genética das sementes, que serão distribuídas para a agricultura familiar no estado. A iniciativa é resultado de convênio entre a EBDA e o Distrito de Irrigação, em parceria com agricultores da localidade.

Segundo o mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes, Eli Santana, as sementes produzidas serão distribuídas junto aos agricultores familiares para o cultivo na safra de inverno/2014, beneficiando 30 mil agricultores de diversos territórios do estado. “O uso de sementes pode aumentar a produção de uma lavoura em percentuais que variam de 20 a 100%, além de formar plantios uniformes, vigorosos e tolerantes a pragas e doenças”, explicou Eli Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário