NOVA PÁGINA WEB

NOVA PÁGINA WEB
cleristonsilva.com

6 de fev. de 2014

Ex-prefeito de Valença é preso em operação da Polícia Federal

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O ex-prefeito da cidade de Valença, município localizado a 234 km de Serrinha, foi preso na manhã desta quinta-feira (6) durante a realização da operação Ramsés da Polícia Federal (PF). Ramiro Campelo (PR), que foi prefeito da cidade entre os anos de 2009 e 2012, foi detido em flagrante por posse irregular de arma e munições, encontradas em sua residência durante o cumprimento de um mandado de busca.

Deflagrada na manhã de hoje, a Operação Ramsés tem o objetivo de cumprir oito mandados de busca e apreensão na cidade de Valença, decorrentes da investigação instaurada para apurar a notícia de irregularidades na aplicação dos recursos federais repassados à Prefeitura do município nos anos de 2009 e 2010, pelos Ministérios da Saúde e Educação, para construção e reformas de escolas e postos de saúde.

As investigações identificaram que nos anos de 2009 e 2010, o então prefeito Ramiro Campelo, juntamente com o então Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, comandou a ação criminosa de desvio de recursos públicos federais oriundos dos Ministérios da Educação e Saúde.

O procedimento usual do esquema investigado era fraudar as licitações, por meio de montagem de procedimentos licitatórios e direcionamento para determinadas empresas, muitas delas fantasmas, havendo a execução dos serviços por contratados diretamente pelos envolvidos.

Houve ainda falsificação de certidões públicas, apresentadas nas licitações, em nome das empresas fantasmas. Ademais, segundo a PF, todas as obras foram entregues fora do padrão contratado, em qualidade ou quantidade inferior.

Também participaram da ação criminosa o então Secretário de Administração e um indivíduo que confessou ter participado da fraude, estimando que entre janeiro de 2009 e novembro de 2010 realizou saque de aproximadamente R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), valor entregue aos demais integrantes da organização criminosa.

As buscas estão sendo realizadas na Prefeitura de Valença, nas Secretarias de Educação, Saúde e Infra-estrutura, e nas residências dos envolvidos. Os investigados serão ouvidos, mas responderão em liberdade por peculato, crime de responsabilidade de Prefeito e formação de quadrilha, entre outros crimes.

Após a análise do material apreendido e das oitivas dos investigados, serão realizadas perícias nas obras contratadas, com a finalidade de verificar se foram efetivamente concluídas e auditar a aplicação dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário