22 de mai. de 2012

Sandro pede adequação do Mercado Municipal de Carne e normatização da comercialização de produtos na feira livre de Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

O vereador Sandro Magalhães encaminhou ao Governo Municipal a Indicação 038/2012 para que seja feita a adequação do Mercado Municipal de Carne de acordo com as normas de vigilância sanitária.

O objetivo desta indicação é garantir que a venda de carnes, peixes e embutidos no Mercado passe a seguir as normas de higiene e conservação vigentes. Para isso o vereador Sandro sugere a Prefeitura que promova a adequação da infraestrutura pública para a comercialização de produtos com fornecimento de serviço de esgoto sanitário, água e energia. A indicação também prevê a qualificação dos comerciantes e vendedores na manipulação e atendimento às normas.

Atualmente a comercialização dos produtos alimentícios na feira livre e mercados de Serrinha não respeita a legislação municipal e a federal. Há graves problemas higiênico-sanitários que comprometem a qualidade dos produtos e que podem colocar em risco a saúde do consumidor. 

“Os maiores problemas da feira são estruturais. Não existem coletores de lixos, os sanitários não têm manutenção e limpeza, não existe fornecimento regular de água, as caneletas dos esgotos estão abertas e os animais como cães e gatos circulam livremente entre as barracas”, disse Sandro. Esta indicação alerta ao Governo Municipal para a necessidade latente de uma maior fiscalização, bem como a organização dos setores para que possam obedecer às normas sanitárias.

Leia mais em: www.onovoacontecer.com.br

4 comentários:

  1. - A PRESERVAÇÃO DA CARNE E ESSENCIAL PARA SUA COMERCIALIZAÇÃO ENVOLVENDO MÉTODOS QUE RETARDAM OU IMPEDEM ALTERAÇÕES NA CARNE QUE SÃO INADEQUADAOS PARA O CONSUMO.

    APÓS O ABATE E ANTES DO ENVIO DOS CORTES PARA O CONSUMIDOR É FEITO O RESFRIAMENTO DAS CARCAÇAS, SENDO MUITO IMPORTANTE TANTO DO PONTO DE VISTA SANITARIO, COMO DA GARANTIA DE QUALIDADE E DO TEMPO DE PRATELEIRA.
    O PROCESSO DE RESFRIAMENTO DA CARCACA APÓS O ABATE SÃO EMPREGADOS PARA MELHORAR A SEGURANCA DO ALIMENTO E REDUZIR O ENCURTAMENTO DAS FIBRAS MUSCULARES QUE AFETA A MACIEZ E A COLORACAO DA CARNE.

    DO QUE ADIANTA TER UMA CARNE INSPECIONADA E RESFRIADA NO FRIGORIFICO E APÓS A ENTREGA NÃO É MANTIDA NA TEMPERATURA IDEAL ALÉM DA HIGIENE E ACESSO DOS ANIMAIS CITADOS ACIMA?

    ResponderExcluir
  2. A feira livre, precisa urgentemente da intervenção das autoridades municipais, pois sem estabelecimento de regras, as vias públicas, ficam à mercê dos ambulantes, que desrespeitam normas de higiene e ocupam espaço irregularmente(como calçadas).

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A equipe de reportagem de Clériston Silva, pode confirmar essas irregularidades, e várias outras, nas feiras de quarta e sábado.

    ResponderExcluir