18 de mai. de 2012

Chuva fina cai em Serrinha

Redação Portal Clériston Silva PCS 

Moradores de Serrinha, município que sofre com a grave seca, puderam presenciar alguns momentos de chuva nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18). Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas ocorreram de forma isolada, e a tendência para os próximos dias é que as precipitações fiquem localizadas somente na faixa litorânea do estado, uma má notícia para os moradores dos mais 230 municípios baianos que estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas no estado.

Em Serrinha e alguns municípios da região sisaleira o céu está nublado, mas ainda não choveu forte. Em Conceição do Coité, a chuva chegou a criar pequenas poças d´água na rua. No município de Campo Formoso, choveu apenas em alguns povoados da região, mas o clima está frio e o céu parcialmente nublado.

A estiagem na Bahia é considerada a pior dos últimos 30 anos e já afeta metade da população baiana. Por conta da forte seca, 27 municípios cancelaram os festejos de São João no estado.

Prejuízos de R$100 milhões - O governo da Bahia, através do Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, calcula que os prejuízos com a seca no estado até hoje cheguem a quase R$ 100 milhões. As pastagens secas castigam praticamente todo o rebanho de caprinos, o maior do país com 15 milhões de cabeças. A produção leiteira também sofre.

Um comentário:

  1. "A realidade só sente quem vive com ela constantemente". (Mauricio MIR)
    "A simplicidade de um artista que não aceita a riqueza como ideologia esta na humildade em que ele produz as suas obras." (Mauricio MIR)
    Hoje acordei mais feliz, pois o dia amanheceu bem mais puro e significante do que os dias anteriores. Pude ver o céu fechando com nuvens escuras sinalizando trovões e relâmpagos, Pude sentir a brisa fresca e suave tocar em meu rosto me dizendo que hoje além de eu me sentir feliz muitos outros se sentiriam felizes também. A terra seca e dura começou a chorar de alegria e com as suas próprias lágrimas caindo do céu, ela pôde encharcar e alimentar seus filhos desidratados, debilitados e desacreditados. Pude também ver mais uma vez os olhos daqueles que já não tinham mais força para caminhar, lacrimejarem num olhar fixo e perplexo aos céus tipo agradecendo do que eles estavam vendo e sentindo.
    Os trovões e nem os relâmpagos não ainda não vieram, mais de uma coisa tenho certeza que o que tanto esperávamos aconteceu de forma linda, surpreendente e maravilhosa. Que não seja duradora e permanente esta maravilha, mais que seja o suficiente para reanimar as vidas que aqui pelejam e vegetam.
    Enfim o céu se abriu dando a resposta quando bem quis e na hora que bem achou conveniente. Enfim, choveu em nosso sertão.
    Obrigado senhor DEUS todo poderoso criador do céu e da terra por ouvir a nossa aclamação.
    Por Muricio-MIR.

    ResponderExcluir