2 de set. de 2011

Moradores encontram cobra dentro de bar em Santo Antônio de Jesus

Salamanta foi encontrada dentro do bar
Uma cobra da espécie salamanta-da-caatinga (epicrates cenchria) foi capturada por moradores dentro de um bar na zona rural da cidade de Santo Antônio de Jesus, a 192 km de Serrinha, na tarde de quarta-feira (31).

O animal foi conduzido no mesmo dia pelo Corpo de Bombeiros para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na capital, órgão vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama). A cobra tem cerca de 1,5m, não é venenosa e vai ser solta na tarde desta quinta-feira (1°), no litoral norte da Bahia.

A veterinária do Cetas, Fernanda de Azevedo, conta que todos os dias chegam novas serpentes. “A incidência é enorme, as cobras que chegam, em geral, não são venenosas”, diz. A salamanta se alimenta de lagartos, aves e pequenos roedores e vive na caatinga do nordeste, além de áreas úmidas do recôncavo baiano. Jiboia, sucuri e cobras verdes são as espécies mais comuns no estado.

Gatos-do-mato eram criados como animais domésticos
Segundo a veterinária, animais mal tratados, traficados ou de doação voluntária são recebidos no Centro. “As cobras são os animais que temos com maior capacidade de soltura, que é realizada em áreas de ocorrência do animal e com vegetação”, relata. Muitos animais também são encaminhados ao Zoológico da cidade. Atualmente, na enfermaria do Cetas, há uma cobra atropelada e uma que sofreu agressão.

“Também chegaram aqui três gatos-do-mato órfãos, que são animais silvestres e estavam vivendo como gatos domésticos no baixo sul da Bahia. Eles estão indo para criadouro conservacionista. Entre outros animais, chegaram três jacarés capturados em Salvador no ano passado”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário