12 de jan. de 2017

Por 11 votos a 8, prefeito de Lamarão é eleito presidente do Consisal

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Dival de Memel comandará o Consisal no biênio 2017-2018
Vinte prefeitos da região sisaleira da Bahia se reuniram nesta quarta-feira (11) para uma assembleia geral extraordinária, que aconteceu na cidade de Serrinha e elegeu a nova diretoria do Consisal (Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal). A princípio foram anunciadas duas chapas, que concorreriam à presidência. Os pré-candidatos foram: Dival Pinheiro (PT), prefeito de Lamarão, e Adriano Lima (PMDB), prefeito de Serrinha.

O processo de escolha foi marcado por uma surpresa de última hora: momentos antes do registro da chapa, Adriano Lima acabou desistindo de sua candidatura para apoiar Cecília Petrina (PC do B), prefeita de Itiúba. Depois de trinta minutos de debate interno, Cecília também acabou abdicando do pleito. Com isso, Izaque Junior (PMDB), prefeito de São Domingos, anunciou seu nome para a disputa contra Dival Pinheiro. A chapa encabeçada por Izaque Junior teve Adriano Lima como candidato a vice-presidente.

O resultado verificado foi de 11 votos para Dival Pinheiro, 8 para Izaque Junior e o registro de 1 voto nulo. Dival comandará o colegiado no biênio 2017-2018, acompanhado de Luiz Sérgio (PSD, de Tucano) como vice-presidente administrativo, André Andrade (PT, de Queimadas) como vice-presidente institucional, e Weligton Gois (PR, de Quijingue) como secretário geral. Os eleitos tomaram posse no final da assembleia, logo após a assinatura da ata.

Dival obteve 11 votos contra 8 de Izaque Junior
“Esse será mais um grande desafio. Vamos lutar para trazer benefícios para o território do sisal”, afirmou, enfatizando que não vai medir esforços para a manutenção das parcerias e convênios que inclui tanto os municípios quanto os Governos do Estadual e Federal.

Dival Medeiros Pinheiro, Dival de Memel, como é conhecido o vencedor, tem 39 anos e foi reconduzido ao cargo de prefeito do município de Lamarão com 60,20% dos votos validos. O consórcio capta recursos para projetos em todo o país, sendo referência por sua atuação e metodologia de trabalho. Os projetos são executados através de parcerias com diferentes instâncias governamentais, como o Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal.

A presidente da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria (PSB), acompanhou o processo de votação.

O Consisal foi fundado em 10 de agosto de 2010, com base na Lei Federal 11.107, abrange uma área de mais de 21 mil Km² e possui uma população de aproximadamente 582 mil habitantes. Fazem parte da associação os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichú, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente.

Dival (presidente eleito), Osni Cardoso (presidente atual) e Maria Quitéria (presidente da UPB)
Vinte prefeitos do Território do Sisal participaram da assembleia geral extraordinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário