23 de jan. de 2017

Alex da Piatã acredita que consórcios de Saúde vão descentralizar atendimentos e melhorar gestão do setor

Redação Portal Cleriston Silva PCS

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Alex da Piatã (PSD), classificou como “revolucionária” a medida do governo do Estado em criar consórcios regionais de saúde entre as prefeituras baianas para melhorar o atendimento do setor a população.

Os colegiados, para o deputado, ajudarão a desafogar os grandes centros urbanos, como Salvador, por exemplo, nos atendimentos complexos. “Vai ser a grande revolução da saúde no Estado. Vai servir de exemplo para o País. Vai significar a descentralização da Saúde, pois vai tirar o atendimento de média e alta complexidade dos grandes centros e vai equipar o interior para isso. Esse ato reduz muito os custos de saúde pública, aumenta a deficiência e diminui muito também o sofrimento da população carente que precisa se descolar”, disse.

Alex acredita que as construções das policlínicas são só o início. “É importante que todos os prefeitos e a sociedade abracem essa causa. Esses consórcios são as sementes plantadas na terra agora. Serão colhidos bons resultados, com certeza, no futuro, com o desenrolar as articulações entre o governo do Estado, a secretaria da Saúde e as cidades”.

O pessedista esteve na última semana em evento na governadoria, ao lado do governado Rui Costa (PT) e o secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, no ato que firmou o consórcio de Saúde com municípios região de Feira de Santana. No ato, Rui também assinou a construção de uma policlínica na segunda maior cidade da Bahia.

Ao todo, na Bahia, já foram formados quatro consórcios: nas regiões de Teixeira de Freitas, com 13 municípios; Jequié, formado por 16 municípios; Irecê, com 18 municípios; Paulo Afonso, com nove municípios e o de Feira com 28. Destes, os consórcios de Teixeira de Freitas e de Jequié já tiveram os editais para a construção das policlínicas publicados no Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário