16 de jan. de 2017

Santo Antônio de Jesus: Líder de facção armou fuga em massa, diz polícia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Um homem apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua na Bahia, e que estava preso há um dia, foi quem planejou a fuga em massa, na noite de sexta-feira (13), de 21 detentos da carceragem da 4ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin) de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, segundo informações passadas no sábado (14) pela Polícia Civil do município.

O suspeito, Danilo Santana de Jesus, que foi preso na quinta-feira (12), no bairro São Benedito, com um moto roubada, e parte dos demais detentos que conseguiram escapar seriam da mesma facção que os 17 presos que também fugiram da Cadeia Pública localizada no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, na madrugada do mesmo dia. Em menos de 24 horas, as duas cidades registraram, portanto, a fuga de 38 presos. Até agora, somente seis - que estavam na delegacia de Santo Antônio de Jesus - foram recapturados.

De acordo com o delegado Edilson Magalhães, titular da Coordenadoria de Santo Antônio de Jesus, a polícia suspeitou que alguma ação poderia ocorrer na cadeia após a prisão de Danilo e pediu que o policiamento fosse reforçado na cidade, mas mesmo assim a fuga não foi evitada.

"Ele é o líder da facção aqui na cidade e um dos 'cabeças' do grupo na Bahia. Quando ele foi preso, a gente até imaginou que algo pudesse acontecer, que os colegas dele pudessem tentar resgatá-lo, e pedimos reforço da polícia. Não foi levado direto para o presídio por falta de espaço e, para surgir uma vaga, demora no mímino dez dias. Então, ele foi deixado aqui mesmo e promoveu a fuga. Alguns dos outros que fugiram também fazem parte da mesma facção", afirmou.

Conforme o delegado, os policiais militares deslocados para reforçar a segurança na cidade após a prisão do traficante ficaram a noite fazendo rodas na cidade, e os presos fugiram exatamente no momento em que os agentes se distanciaram das imediações da unidade policial.

"Eles ficavam por aqui nas imediações da delegacia e também fazendo rondas em outros locais da cidade, porque havia essa possibilidade de algum grupo tentar entrar na cidade para resgatar o preso. Eles [os fugitivos] tiveram sorte na hora da fuga, porque os policiais estavam em outro ponto da cidade", destacou.

A fuga ocorreu por volta das 23h30, quando um grupo de detentos conseguiu quebrar uma barra de ferro de uma das celas. Em seguida, eles utilizaram a mesma barra para quebrar os cadeados de outras celas e liberar outros detentos. Após isso, a Polícia Militar informou que o grupo utilizou cordas feitas com lençóis para pular o muro da carceragem. Os nomes dos detentos que fugiram não foram divulgados, mas a polícia disse que a maioria responde por tráfico de drogas, homicídios e roubos. Ainda segundo a polícia, os detentos são de média e alta periculosidade.

A polícia informou que um delegado plantonista, um escrivão e dois agentes de polícia estavam na unidade policial, mas não perceberam a fuga, porque os presos escaparam pelos fundos. Na ação, não houve feridos. O delegado Edilson Magalhães também admitiu que a carceragem estava superlotada. "Só tem capacidade para seis pessoas, mas tinham 21 e todos fugiram. Não tinha para onde mandar esses presos, porque não há vagas no presídio. A gente sempre fica tentando mandar eles para o presídio, mas nunca consegue. E, nesse caso, o que a gente pode fazer? Vai soltar o preso perigoso?", disse.

A assessoria da Polícia Civil informou que a maioria dos fugitivos já estava sentenciada e estava aguardando vaga em presídio. Outros que conseguiram escapar aguardavam audiências de custódia. O delegado afirmou que faltam vagas no presídio de Valença, no sul da Bahia, para onde são levados os criminosos presos em Santo Antônio de Jesus. O conjunto Penal de Valença, administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), tem capacidade para 268 presos, mas abriga atualmente 546.

Nenhum comentário:

Postar um comentário