2 de jun. de 2015

Teofilândia realiza trezenas em homenagem a Santo Antônio; confira programação

Redação Portal Cleriston Silva PCS 



O dia 13 de junho é dedicado a Santo Antônio, conhecido pelos devotos como o “santo casamenteiro” e considerado o santo mais popular da Bahia e do país. Padroeiro de algumas cidades baianas, Santo Antônio recebe homenagens com uma programação especial, composta por missas, tríduos, trezenas, procissões e até shows musicais.

Em Teofilândia, a Paróquia Santo Antônio, localizada na Praça José Luiz Ramos, terá programação especial de 1° a 13 de junho, com trezena de preparação para a festa dedicada ao santo, sempre às 20h, com diversos temas. Já no dia 13 de junho, auge da festa, a programação tem início com a alvorada às 6h e conta com missa paroquial.

Nesta segunda-feira (1º), as homenagens ao santo teve início com a tradicional procissão que percorreu as principais ruas do centro da cidade em sinal da devoção popular, seguida por missa que contou com a participação de fiéis das comunidades rurais.

A missa foi presidida pelo Padre Cal, natural de Teofilândia e pároco da Diocese de Ruy Barbosa, no Centro-Norte Baiano. Durante a homilia, o religioso falou sobre o verdadeiro propósito da festa e convocou os fiéis a serem instrumentos de resgate de vidas e de promoção da paz através do serviço missionário.



“Não podemos fazer da festa simplesmente mais uma festa. Este é um momento para refletir sobre a fé. A igreja precisa de homens e mulheres dedicados e que queiram gastar seu tempo com Deus. Não se pode ser cristão apenas por tradição. A igreja precisa manter vivo o desejo missionário e ir ao encontro dos afastados. Nós não podemos nos conformar com uma sociedade cada vez mais corrupta e o povo massacrado, por isso a igreja deve ter essa atitude de pregar o evangelho na construção da paz. O mesmo sangue que Jesus derramou por nós, derramou também pelos bandidos. Portanto, não sejamos indiferentes a esses problemas”, disse.

As ruas próximas à paróquia ganhou ornamentação junina e pontos de comercialização de comidas e bebidas típicas. No entanto, o lado profano da festa de Santo Antônio também é forte em Teofilândia, que todos os anos conta com diversas atrações musicais na Praça José Luiz Ramos.

O primeiro dia de festa foi animado pelo cantor Zé Vicente. O artista cearense reuniu cerca de 2 mil fiéis de várias partes da região que se emocionaram com o seu repertório religioso.

Ao ser convidado no palco, o prefeito Adriano Araújo (PT), desejou boa festa aos teofilandeses e pediu que todos se divirtam com espirito de paz e de unidade. Até o dia 13, o público poderá conferir ainda um circuito alternativo com apresentações culturais.

Bandas e artistas como Caciques do Nordeste, Xaveco Novo, Bicho Mimado, Lukas Lima e Frank e Alex estão na grade do evento, que conta com o apoio da prefeitura municipal. As apresentações são gratuitas e acontecem a partir das 18h.



Confira abaixo a programação:

1º de junho
FAMPET
Zé Vicente

2 de junho
Contador de História
Wagner e Enys

3 de junho
Contador de Piadas
Luiz Glannini

4 de junho
Naro e Grupo

5 de junho
Criativos do Forró

6 de junho
Aboiadores Passarinho e Belo Zoi
Bicho Mimado

7 de junho
Forrozão Esquenta
Gil e Cia

8 de junho
Tché dos Teclados

9 de junho
Grupo Forró Top

10 de junho
Day do Acordeom

11 de junho
Vaguinho e CIA
Chamego Musical

12 de junho
Lukas Lima
Frank e Alex

13 de junho
Orquestra Santo Antônio
Caciques do Nordeste
Xaveco Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário