15 de jun. de 2015

Caciques do Nordeste encerra trezenas de Santo Antônio em Teofilândia

Redação Portal Cleriston Silva PCS

A Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Teofilândia, encerrou as trezenas em louvor a Santo Antônio, com missa festiva e shows na noite de sábado, 13. A celebração foi marcada pela presença de caravanas de diversas comunidades do município.

Considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio é considerado o protetor dos pobres. E é justamente isto que o torna um dos santos mais celebrados do calendário cristão e que continua atraindo multidões de devotos aos templos religiosos.

A missa foi celebrada pelo padre Antônio Elias de Souza Cedraz, pároco da Paróquia de Santo Antônio, e por Dom Itamar Vian, Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana, com a presença do prefeito Adriano Araújo, que esteve acompanhado dos secretários municipais e do deputado estadual Gika Lopes.

Durante a celebração, o arcebispo questionou sobre o que fez Santo Antônio ser santo e provocou reflexões sobre as leituras litúrgicas com o objetivo de cultivar o espírito franciscano.

"É um momento de reunir a comunidade e vivenciar a união com o espírito de Santo Antônio, que evangelizava com sermões que são bastante conhecidos pela comunidade católica. Ele falava muito de justiça, isso sem dúvida, será amplamente abordado durante as celebrações", disse.

Para o auxiliar de serviços gerais Sinésio Santos, de 48 anos, foi esse caráter “prático” de Santo Antônio que o ajudou a conquistar algo que considerava impossível. “Tenho fé em Santo Antônio que foi ele que me atendeu, faz um ano que eu pedi um emprego e, mesmo com essa idade, eu consegui e voltei hoje para agradecer”, comemora.

Já a aposentada Dora Maria Carvalho, 65, herdou da mãe a promessa de sempre celebrar o santo nessa época. “Tive um grave problema de saúde na infância, minha mãe pediu a Santo Antônio e fui curada. Mais recentemente voltei a enxergar melhor pelo olho esquerdo após duas cirurgias por causa de catarata”, enumera as bênçãos atribuídas ao santo.

As comemorações do último dia de celebração começaram cedo. Os festejos foram marcados pela missa solene, que foi realizada às 9h. Os devotos e fiéis também participaram da procissão, que saiu da Praça José Luiz Ramos e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

No início da noite, às 19h, os fiéis lotaram a Praça José Luiz Ramos para acompanhar os shows das bandas Xaveco Novo e Caciques do Nordeste. Cerca de 6 mil pessoas participaram da festa. Toda a programação das trezenas contou com missas diárias, barraquinhas e shows e teve o apoio da prefeitura municipal .

O santo - No dia 13 de junho, é comemorado o dia de Santo Antônio. Sua popularidade chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses. O santo casamenteiro, conhecido também como o Pai dos Pobres, nasceu em Lisboa em 1195 e foi cônego regular em Portugal.

Para a Igreja, ele é uma referência de vida e oração. Na Bahia, os devotos celebram a trezena tanto em suas casas quanto em paróquias e comunidades. Neste período, as simpatias envolvendo o santo são intensificadas, seja para pedir um novo amor ou bênçãos para os fiéis. (Atualizada às 18h)

Cerca de 6 mil pessoas participaram da festa

As trezenas terminou com missa solene e shows das bandas Xaveco Novo e Caciques do Nordeste

Evento contou com a participação do prefeito Adriano Araújo e do deputado estadual Gika Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário