29 de jun. de 2015

Governo inaugura mais de 220 vagas no Conjunto Penal de Paulo Afonso

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Com investimentos de R$ 9 milhões, o Conjunto Penal de Paulo Afonso, cidade que fica a 299 km de Serrinha, recebeu 228 novas vagas nesta segunda-feira (29). As novas vagas estão distribuídas em três pavilhões - um deles comporta ainda uma cozinha moderna e um refeitório.

Com a inauguração, o conjunto penal, que possuía 210 vagas, passa a contar agora com 438 lugares. "O objetivo do Governo do Estado é humanizar e modernizar o sistema carcerário, ampliando a quantidade de vagas e esvaziando as carceragens de delegacia, dando um tratamento melhor para os presos no nosso estado", explicou o secretário de Administração Penitenciária Nestor Duarte.

Com a ampliação, será possível atender também a pequenas carceragens policiais de 15 municípios do sertão baiano e que pertencem à comarca de Paulo Afonso. A comarca do Conjunto Penal de Paulo Afonso atende aos municípios de Abaré, Antas, Canudos, Coronel João Sá, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Mucureré, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto. De acordo com o governador Rui Costa, nos próximos meses, serão entregues mais de quatro mil vagas em todo o estado.

Morte e denúncia - No último dia 9 de junho, um preso foi encontrado morto dentro de uma cela do Presídio Regional de Paulo Afonso. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) o preso cometeu suicídio e foi encontrado pelo companheiro de cela, de quem era amigo, e que tentou se matar ao ver a cena.

O preso morto foi identificado como Jailton dos Santos Filho. O preso que sobreviveu, Wilson da Silva, foi encontrado caído no banheiro da cela, com uma corda amarrada no pescoço. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Nair Alves de Souza e já retornou para a unidade nesta quarta-feira (10).

Ainda segundo a Seap, ele está sendo acompanhando psicologicamente após a tentativa de suicídio. A Secretaria nega que houve um motim no presídio que culminou na morte do detento, como afirmou o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb) em nota no site da categoria.

Reivon Pimentel, diretor do Sinspeb, reafirma que houve um motim na cadeia e que o preso foi morto com golpes de um chuncho, uma arma que detentos fazem de maneira improvisada. Ele critica a administração do presídio. "Nós denunciamos há 2, 3 meses, que haveria esse tipo de situação, porque o responsável pelo presídio está passando por cima da lei de execuções penais e misturou os três regimes, fechado, aberto e semiaberto", disse ele.

Pimentel diz ainda que os presos estão sendo colocados em um módulo que tinha sido interditado. "Estavam em um módulo que deveria estar desativado. Esse preso que morreu foi um que ele levou do regime fechado para o semiaberto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário