11 de jun. de 2015

Prefeitura de Teofilândia realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde

Redação Portal Cleriston Silva PCS

Conferência Municipal de Saúde de Teofilândia
A qualidade dos serviços prestados para a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como as condições de acesso, acolhimento, diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, desenvolvimento do controle social e possíveis soluções para os problemas apresentados foram debatidos durante a Conferência Municipal de Saúde de Teofilândia, que foi realizada nesta quarta-feira (10), no plenário da Câmara de Vereadores.

O evento teve início com a palestra da enfermeira e mestre em saúde pública, Maísa Macedo. Para ela, a realização da conferência, além de ser uma exigência do Governo Federal, é também um espaço destinado ao debate pela população usuária dos serviços do SUS. “É muito importante que a população participe, porque será ela que irá dizer ser está contente ou não com os serviços públicos de saúde do município. Aqui são apresentadas e discutidas propostas que visam melhorar o sistema”, diz.

Ainda de acordo com Maísa, as melhores propostas devem ser colocadas em prática a partir dos encaminhamentos e da elaboração do plano municipal da saúde.

Adilson dos Santos, sanitarista e sub coordenador do Núcleo Regional de Saúde (NRS) de Serrinha, palestrou sobre o financiamento do SUS e a importância do controle do orçamento municipal. Ele destacou que a conferência cumpre o objetivo de encontrar soluções e oferecer ganhos significativos para o planejamento, organização e expansão da rede. “A adesão da população ao diálogo com a gestão foi positivo e apontou a viabilidade de ações de execução simples e rápidas que podem impactar na melhoria da qualidade de vida e na saúde das pessoas”, frisou.

Secretária municipal da saúde Núbia Leite
Apontando avanços na aplicação de recursos destinados à saúde, Adilson afirmou que Teofilândia é um dos poucos municípios do estado que já está pagando o teto salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, conforme portaria do Governo Federal publicada em 2014, que estabeleceu o teto no valor de R$ 1.014,00. A entrega de uma ambulância à comunidade do Setor também foi uma das ações destacadas.

A secretária municipal da saúde, Núbia Leite, coordenou a conferência e ouviu as propostas e reivindicações. Para ela, a conferência representa uma ferramenta para alcançar metas estabelecidas para a administração municipal aliadas ao diálogo com o povo e com controle social. "A conferência municipal é importante porque temos a participação ativa da população. Se compararmos com as metas da última conferência realizada, poderemos observar que temos muitos objetivos conquistados. Por isso, hoje é um dia marcante e estamos aqui para fazer uma avaliação e melhorar a saúde em Teofilândia", disse.

O evento também contou com a presença do secretário da agricultura e meio ambiente, Sérgio Meireles, do vereador Robson Pereira (PT), representantes dos diversos segmentos sociais e de profissionais da área de saúde.

Direcionados pelo tema central da conferência "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas", os conferencistas elegeram os diretores do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Gestor e escolheram os representantes do município na 9ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que acontecerá no período de 29 de setembro a 01 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Prefeitura de Teofilândia realiza 3ª Conferência Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário